Workshop sobre formação médica reunirá MEC e MS

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e a Ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade Lima, são aguardados, na próxima quinta-feira, 18 de maio, para a abertura do workshop “Regulação da abertura de cursos de Medicina e avaliação da formação médica no Brasil”. O evento, para convidados, acontecerá no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília (DF). 

O objetivo do workshop, que conta com a presença de representantes de entidades e associações médicas, é reunir subsídios a fim de elaborar editais de chamamento público para a oferta de cursos de medicina por instituições de educação superior privadas, conforme determina a Portaria nº 650, de 5 de abril de 2023.  

A iniciativa do evento é da subcomissão interministerial do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS) formada pela secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Helena Sampaio; secretária da Educação Superior, Denise Pires de Carvalho; secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto; secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad. O grupo faz parte da Comissão lnterministerial de Gestão da Educação na Saúde, instituída pelo Decreto Interministerial nº 11.440/2023, com a missão de propor ações para a formação de recursos humanos na área da saúde.    

Além disso, ainda estarão presentes no workshop o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios; o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Curi e um representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS). 

Agenda – a programação da manhã, prevista para ter início às 9h40, começará com o Painel “Situando o tema”, em que o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Mário Scheffer, falará sobre o “Cenário da oferta de cursos e vagas de Medicina no Brasil”. 

Na sequência, o debate será sobre o tema “Formação médica: graduação e residência médica”. Outros temas abordados no painel serão “Diretrizes curriculares, corpo docente das escolas médicas e Teste de progresso”, pela Associação Brasileira de Educação Médica, e “Residência Médica”, pela Associação Médica Brasileira. 

Na parte da tarde, a programação começará às 13h30, com o Painel “Avaliação do ensino médico no Brasil”.  

O professor Raul Cutait, da Academia Nacional de Medicina e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), vai expor o tema “Novos indicadores para avaliação da formação médica”.  

Também serão debatidos os temas “Indicadores de avaliação empregados pelo Inep” pela Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes/Inep) e “Acreditação das escolas médicas” pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).   

Ao final das apresentações das mesas da manhã e da tarde, será aberto um período para discussão e encaminhamentos futuros.  

 

Fonte: MEC