#ZIKAZERO – Associadas ao CRUB estão entre finalistas da etapa nacional em concurso de vídeos de combate ao Aedes

O concurso Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes aegypti, promovido pelo Ministério da Educação, chegou à sua etapa final com a votação dos vídeos selecionados nas eliminatórias regionais. A votação é por “júri Popular” e acontece pela internet até o dia 4 de setembro.

Para participar da votação, os jurados devem fazer um cadastro, via e-mail ou pelo facebook. Os vídeos mais “curtidos” serão os vencedores. Outros 11 vencedores serão escolhidos pela comissão julgadora final, indicada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, coordenadora da ação, em parceria com as demais secretarias do MEC. Os ganhadores serão premiados com uma formação em Brasília (DF).

Na primeira fase do concurso, realizada no primeiro semestre deste ano, estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e médio e da educação superior inscreveram as produções feitas em parceria com amigos e professores. Cada vídeo ilustra diversos exemplos de combate e prevenção aos focos do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir o zika vírus, a dengue e a febre chikungunya.

Na categoria Ensino Superior duas associadas ao CRUB foram vencedoras das etapas regionais e agora estão entre os finalistas da etapa nacional.

Universidade do Vale do Itajaí (Univali): Com o vídeo “Entrelinhas”, feito pelos alunos Bruno Raush, Letícia Paulina, Rafael Lovi e Thiago Barreto, do curso de Publicidade e Propaganda.

Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge): Com o vídeo “Epitáfio do Aedes Aegypit”, produzido pelos alunos do curso de comunicação com supervisão do professor Leonardo Bião.

Para votar

Os vídeos finalistas estão disponíveis no site http://zikazero.mec.gov.br. Na página, basta clicar em “Participe do Júri Popular” depois em “Ensino Superior”, para assistir as produções e votar. O vídeo dos alunos da Univali é o “Aedes Egypti – Entrelinhas” e da Unijorge é o “Epitáfio do Aedes Aegypit”. Há duas opções de votação, por e-mail ou Facebook, mas a recomendação é optar pelo e-mail para garantir o voto, pois a outra alternativa tem dado erro. A votação segue até dia 4 de setembro (domingo).

Para mais informações acesse o edital do nº 1/2016, publicado no Diário Oficial da União de 6 de abril deste ano.

Com informações do MEC, da Univali e da Unijorge

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010