10° Encontro do Ciclo de debates CRUB/PNG recebe o FORGRad

Na quinta-feira, 26/06, o CRUB realizou o 10º Encontro do Ciclo de Debates do Plano Nacional de Graduação, que recebeu para diálogo sobre o PNG membros do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação – ForGRAD, entidade que há mais de quarenta anos protagoniza o debate e a atuação conjunta em torno das políticas públicas educacionais e que, assim como o CRUB, constitui espaço permanente para comunicação, debate e interlocução entre os gestores de IES públicas, comunitárias e privadas.

Compareceram ao encontro como representantes do FORGrad, membros da atual Diretoria: [1] o Vice-Presidente e Pró-Reitor de Ensino do IFPE, Assis Leão Silva; [2] a Coordenadora da Região Sul e Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Unipampa, Shirley Grazieli da Silva Nascimento; e [3] o Coordenador da Região Sudeste e Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão na USF, Dilnei Giseli Lorenzi.

O Ciclo de Debates é coordenado pela Professora Cassia Ferri e composto pelos professores Lúcio Lord e Sissi Kawai, além do professor Waldemiro Grewski, que iniciou esse debate como Presidente do CRUB na gestão anterior. O GT CRUB/PNG se reuniu nos meses de maio e junho/2021 e elaborou uma “versão zero” do documento. Após as reflexões ocorridas nos nove encontros do Ciclo e Debates, o documento foi revisado com elaboração de uma nova versão do documento. Os membros da diretoria do FORGrad tiveram acesso à versão atual da proposta e promoveram um debate interno onde o documento foi analisado sob três olhares distintos: [1] dos Institutos Federais, [2] das Universidades Federais e [3] das Entidades Comunitárias. A íntegra desse importante diálogo pode ser acessada clicando aqui.

Ao final do encontro a Professora Cassia Ferri comentou a elevada qualidade das contribuições e a leitura atenta do documento feita pelo ForGrad, o que possibilitou que o diálogo sobre o PNG se amplie e o documento ganhe representatividade, visto que o objetivo é que “o documento não seja de um, mas de um coletivo, e represente nossos anseios e desejos para uma graduação, em contexto de transformação, mas uma graduação que tenha o respeito e a qualidade que a gente tanto anseia”.

#ABIEE #ABRUC #ABRUEM #ACAFE #ANEC #ANUP #COMUNG #CRUB #FORCOM #FORGrad #MEC #PNG #EducaçãoSuperior #Graduação #IFPE #Unipampa #USF