1º lugar no Vestibular 2023 do ITA é ocupado por uma mulher

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou ontem os convocados para a 3ª fase do Concurso de Admissão (Vestibular) 2023.

Dos 150 candidatos aprovados, apenas nove são mulheres. Isso representa 6% dos classificados para a Inspeção de Saúde, próxima etapa da seletiva.

 

1º lugar é ocupado por uma candidata

Natural de Recife, Luciana de Oliveira Santos, de 20 anos, foi a primeira colocada no Vestibular 2023 do ITA.

O processo seletivo é historicamente ocupado por homens e há 11 anos uma mulher não ficava na primeira colocação do vestibular do ITA, um dos mais mais concorridos do país.

Na história da seleção, apenas nos anos de 2000 e 2010 elas estiveram no primeiro lugar.

Luciana estudou no Curso Poliedro da unidade de São José dos Campos. Essa foi a quarta vez que prestou o vestibular do ITA.

 

Inspeção de Saúde

De acordo com o edital, os candidatos deverão se apresentar para etapa no dia 8 de janeiro de 2023, a partir das 8h, no Auditório Lacaz Neto, para receber orientações sobre a Inspeção de Saúde.

A chegada ao alojamento dos candidatos (Hotel de Trânsito dos Oficiais) está autorizada a partir do dia 07 de janeiro.

Também será preciso apresentar documentação específica (conforme edital). A inspeção de saúde será realizada entre os dias 09 e 13 de janeiro de 2023. O resultado será divulgado no dia 16 do mesmo mês.

O requerimento para Inspeção de Saúde em Grau de Recurso será feito no dia 17 de janeiro, com inspeção no dia 23 do mesmo mês e resultado final no dia 26 de janeiro.

 

Vagas

O Vestibular 2023 do ITA ofereceu 150 vagas. Das oportunidades, 114 foram destinadas para os que decidiram cursar a graduação como civis (Reserva) e 36 para os estudantes que optaram por realizar o curso seguindo a carreira militar (Ativa) no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng).

Nas duas formas de graduação, o instituto reservou 20% das vagas para candidatos negros. Para concorrer como cotista, o candidato deve autodeclarar negro ou pardo no ato de inscrição.

Os cursos de graduação do ITA têm duração de cinco anos e são ministrados na sede do instituto, localizada em São José dos Campos (SP).

Nos dois primeiros anos, todos os estudantes fazem o Curso Fundamental, com conteúdo básico de Engenharia. Após o Curso Fundamental, os estudantes cursam as disciplinas específicas da área escolhida.

Para mais detalhes, acesse o Edital do Vestibular 2023 do ITA ou o site do vestibular.

 

Fonte: Brasil Escola