Uerj lança site comemorativo de 75 anos da instituição como parte de ações do calendário oficial de aniversário

O dia 15 de setembro já pode ser considerado um marco nas celebrações dos 75 anos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Nessa data, a Diretoria de Comunicação Social (Comuns) da Uerj lançou, oficialmente, o site comemorativo ao aniversário da instituição na Capela Ecumênica, campus Maracanã.

Durante o lançamento, estiveram presentes a reitora e o vice-reitor da Uerj, Gulnar Azevedo e Bruno Deusdará, além dos pró-reitores, diretores de centros setoriais e diretores de unidades acadêmicas. “Estamos comemorando a história de uma Universidade que desde sempre foi construída com lutas, conquistas, mas com muito esforço de muita gente. Cada um tem uma contribuição no dia a dia, somando os 75 anos, e que ainda vão somar muitos anos pela frente”, parabenizou a reitora.

Com a proposta de reunir conteúdos sobre as comemorações da efeméride, o novo site também representa um espaço online de memórias de toda a comunidade uerjiana. “O hotsite foi idealizado como um receptáculo de contribuições das unidades acadêmicas e administrativas de todos os campi, que, de alguma forma, possam ajudar a celebrar mais de sete décadas da Uerj. Contamos, inclusive, com colaborações pessoais de histórias que agreguem ainda mais valor à nossa Universidade”, incentiva o diretor da Comuns, Ricardo Benevides.

O diretor da Comuns, Ricardo Benevides, durante o lançamento

Para participar, basta enviar nome, sobrenome e vínculo com a Uerj; um breve texto contando sua relação com a instituição (depoimento ou como a Universidade impactou a sua vida), além de uma foto horizontal e nítida para o e-mail comuns.projetos@uerj.br ou pelo link no site comemorativo, que possui mais detalhes sobre as participações.

A relações-públicas da Coordenadoria de Relações Institucionais (RI) da Comuns, Cynthia Duarte, destaca também a importância de colaboração para as demais seções do site, como a linha do tempo, com Conquistas ao longo das décadas. “Reunimos fatos importantes, mas pedimos também a contribuição de quem perceber que algo precisa ser adicionado, enviando mais informações. A intenção é que a gente faça desse espaço um local de memória, mostrando o que vem acontecendo ao longo dos anos. Que seja um espaço onde todos se reconheçam e participem. A ideia é que o site seja atualizado periodicamente, de acordo com o recebimento dos depoimentos”, diz Cynthia, ex-aluna da Faculdade de Comunicação Social (FCS) da Uerj.

Cynthia Duarte: “Que seja um espaço onde todos se reconheçam”

Pilar do projeto são as pessoas que fazem parte da Universidade

Segundo o estrategista de conteúdo digital da Comuns, André Iunes, para a criação do site, a equipe de RI da Comuns realizou diversas reuniões de briefing com o objetivo de identificar pontos importantes do projeto, sendo o seu pilar as pessoas que fazem parte da Universidade como personagens centrais da narrativa para o ano comemorativo. “A história da Uerj se confunde, e muito, com a própria trajetória das pessoas. Por que não dar destaque a esse protagonismo? Nasceu, desse conceito, a seção #SouParteDessaHistória, que não só ajuda a humanizar o ambiente comemorativo dos 75 anos, como também cria um sentimento de pertencimento às comemorações e à própria Universidade”, afirma.

Para Iunes, a Uerj foi e é palco de profundas transformações em nossa sociedade, em especial a fluminense, sendo pioneira na defesa de políticas inclusivas. “A Uerj é um universo muito rico, um polo de conhecimento, de inovação e também de serviços essenciais. Reforçamos a forte presença da Universidade no estado, além dos números atuais, muito deles impactantes. Somos mais de 30 mil alunos e o número de cursos de graduação e projetos de extensão impressionam. Para se ter uma ideia, a Uerj já realizou mais de mil procedimentos cirúrgicos pelo Programa de Cirurgia Robótica, um dos pioneiros no SUS”, acrescenta o estrategista e também jornalista.

Trabalho conjunto de interface com parte gráfica

A interface do site foi concebida por meio de um trabalho conjunto. Criou-se a arquitetura da informação do site, com as seções principais, conteúdos e informações. A partir daí, o primeiro documento gráfico a ser gerado foi um wireframelayout “rústico”, cujo objetivo é organizar as informações na interface.

Assim que aprovado, o wireframe passou pela equipe de criação da Comuns, em especial pelo designer Wilson Cotrim, que trouxe para o projeto os elementos gráficos pensados para a data comemorativa. Isso inclui cores, formas e estilos que já fazem parte do selo dos 75 anos. “Há uma unidade gráfica das cores integradas com as seções do site. O dourado destaca a excelência e a história. O azul representa estabilidade. Já o vermelho coral simboliza energia e transformação. Com o ‘75’ como ponto focal, o selo celebra a trajetória da Uerj como um espaço que valoriza a diversidade e seu papel transformador e inclusivo na sociedade”, explica Cotrim.

Reitora, vice-reitor e pró-reitores da Uerj no totem instagramável

“A comunidade externa desconhece a história da Uerj. Algumas pessoas não têm muita percepção do contexto e da abrangência que a Uerj ocupa no cenário local e nacional. Revelar a história, os caminhos, os projetos e a perspectiva de futuro é muito importante. Eu me sinto muito honrado de participar desse projeto e contribuir com a parte gráfica do visual”, acrescenta o designer, que destaca ainda a estrutura de navegação funcional, leve e fluida. “Há textos curtos, chamadas, vídeos e animação, então, é muito agradável navegar por uma plataforma dinâmica como a nossa”, avalia.

O diretor da Comuns, Ricardo Benevides, encerrou a solenidade convidando todos os presentes para fotos no totem instagramável, ativação da campanha #SouParteDessaHistória, e mencionou alguns eventos comemorativos nos próximos dias. “Quero lembrar que vários acontecimentos vão transcorrer até a data do aniversário da Uerj, no dia 4 de dezembro. A gente tem uma programação muito extensa que vai aparecer na Agenda do Portal Uerj. E todos esses eventos inscritos na nossa programação vão também ser publicados no site comemorativo”, destacou Benevides.

Fonte: Site Oficial UERJ