O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza até esta quinta-feira (6), em Brasília, o 10º Encontro Nacional do Censo da Educação Superior. O evento, iniciado na terça-feira (4/11), visa aprimorar as estatísticas educacionais, promovendo diálogo entre o Ministério da Educação (MEC), Inep e as instituições e demais órgãos que atuam nessa etapa de ensino no país.
A abertura do encontro contou com a presença da secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), Marta Abramo, do presidente do Inep, Manuel Palacios, e do diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes), Juscelino Silva, da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC). As boas-vindas ficaram a cargo do diretor de Estatísticas Institucionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno, e da coordenadora-geral do Censo da Educação Superior, Kátia Vaz.
O painel inicial, “Diálogos com os executores da Política Nacional de Educação Superior”, tratou do papel estratégico da gestão à frente da organização e orientação do conjunto de ações que visam assegurar a qualidade, a democratização do acesso e a permanência dos estudantes no ensino superior. A política envolve desde a expansão da oferta nas instituições públicas e privadas até a regulação, supervisão e avaliação de instituições, cursos e estudantes.
A primeira fala do painel foi da secretária Marta Abramo, que ressaltou a importância de articulação coordenada entre as políticas voltadas para o ensino médio e para o superior. “Políticas como o Pé-de-Meia reforçam a conclusão do ensino médio e o ingresso na educação superior, estimulando a participação no Enem”, disse. Por sua vez, Manuel Palacios destacou a atenção à formação dos professores e ao uso de novos instrumentos de avaliação, como o da formação médica. “Em 2026 haverá um grande esforço para modelar o processo semipresencial na formação, em conformidade com o Decreto (n.º 12.456/2025) e inovações na avaliação”, adiantou.
Ao fechar as falas do primeiro painel, Juscelino Silva observou a relevância dos indicadores do Censo para a Sesu: “Proporciona ampliar a rede de universidades federais no Brasil, levando a educação superior para regiões onde há necessidade de desenvolvimento”, observou.
Programação – Entre as novidades desta 10ª edição, está a nova logomarca do encontro e a obra temática “Censo da Educação Superior no Brasil – metodologia, políticas públicas e gestão educacional”, que reúne reflexões e análises sobre o papel do Censo na formulação e monitoramento das políticas públicas.
Este encontro no Inep coloca em evidência o momento de transformação da educação superior com a expansão do acesso, a consolidação da modalidade a distância e a diversidade das trajetórias formativas, além do fortalecimento das políticas de inclusão; condições que trazem novos desafios para a produção de informações e acompanhamento dos dados.