Alunos da Unaerp são premiados em evento de Engenharia Química

Alunos do curso de Engenharia Química da Unaerp, orientados pela professora Isadora Alves Lovo Ismail, foram premiados no III WEB Encontro Nacional de Engenharia Química, que aconteceu entre os dias 17 e 21 de julho deste ano. A partir da pesquisa sobre adubo sustentável, o trabalho do grupo de três alunos foi contemplado na categoria de melhor trabalho da linha temática de “Engenharia Ambiental e Tecnologias Limpas”.

Adrielli Andreina de Souza Reversi, Helico Vinicius Privatti Granzotti e Thales Faria Tonifrance da Silva procuraram devolver um fertilizante mais sustentável a partir dos resíduos gerados pela própria indústria de fertilizantes. Segundo Granzotti, o projeto tem a intenção de “reaproveitar os minerais que são descartados na produção e também com a intenção de diminuir os gastos necessários para o descarte correto dos resíduos, sem provocar impactos ao meio ambiente”.

O evento, que teve como tema “Em tempos de ChatGPT: Inteligência Artificial e Engenharia Química”, contou com a participação de profissionais, pesquisadores, professores e alunos de reconhecida atuação no curso de Engenharia Química da Unaerp. O coordenador do curso de Engenharia Química, professor José Guilherme Pascoal de Souza afirma que “a iniciação científica tem como um dos objetivos, melhorar o desempenho do aluno durante o curso, além de prepará-lo para o mercado de trabalho. Durante o projeto o aluno pode, por exemplo, aprender a pesquisar, produzir artigos, fazer testes, montar plantas pilotos, aplicar questionários e realizar entrevistas”.

Para Granzotti, que está cursando a quinta etapa do curso, a pesquisa ajuda na formação acadêmica no sentido de “aumentar o conhecimento sobre as áreas em questão e praticar o conhecimento que já tinha sido adquirido pelo curso, além de desenvolver novas habilidades”. Além disso, o estudante complementa que no âmbito profissional a iniciação científica acaba despertando o interesse das empresas na solução de problemas, uma vez que até então não era possível o reaproveitamento desses minerais.

Além do trabalho selecionado, a Universidade também participou do evento através de pesquisas relacionadas a categoria “Revisão de Literatura”, com os alunos Daniel Colombari Filho, Julia Couri Trevizan, Luan Vitor Pereira Trecossi e Nicolas Gabriel Aziani da Silva, orientados pelas professoras Marília Vasconcellos Agnesini e Isadora Alves Lovo Ismail.

 

Fonte: Unaerp