Alunos do curso de Nutrição da Unaerp constroem horta vertical em Unidades Básicas de Saúde da região

Alunos do curso de Nutrição da Unaerp construíram hortas verticais e sustentáveis em Unidades Básicas de Saúde (UBDS’s) de Ribeirão Preto e região. A iniciativa surgiu por meio da disciplina de Estágio de Nutrição e Saúde Coletiva, ministrada pelas professoras Daniela Elias Goulart de Andrade Miranda e Alessandra Costa Pereira Junqueira, e buscou incentivar o consumo de temperos naturais entre a população.

A professora Daniela conta que a ideia foi implantada a partir de esforços da coordenação do curso, por meio da professora Telma Maria Braga Gosta, com apoio de gerentes e funcionários das unidades de saúde. A iniciativa começou no início de 2022, na UBDS Castelo Branco, por ser a Unidade Básica de Saúde que apresenta um volume maior de atendimentos. Logo após, o projeto se estendeu para as outras unidades do Distrito Leste, como Bonfim Paulista, Santa Cruz, Vila Abranches, Jardim Juliana e São José.

Daniela diz que o pontapé inicial para a criação das hortas foi a  necessidade de conscientizar os usuários do serviço a respeito do consumo adequado de sal no preparo dos alimentos. “Essa estratégia visa colaborar nas ações e atividades voltadas para hipertensos, mas em especial na prevenção de doenças associadas ao excesso de sódio, o que trará benefícios diretos aos usuários do serviço de saúde bem como dos profissionais que ali trabalham”.

A docente conta que a iniciativa buscou ainda aliar a alimentação saudável à produção econômica e sustentável e, por isso, para a elaboração das hortas foram utilizados materiais como garrafas PET. Entre os alimentos cultivados, estão mudas dos temperos como alecrim, cebolinha, manjericão, orégano e salsinha, que foram plantadas e fixadas em locais adequados e de fácil visualização.


Atividade foi desenvolvida para incentivar consumo de temperos naturais entre usuários dos serviços de saúde.

Aluno do curso, Victor de Moura fala que, além de incentivar a diminuição do consumo de temperos industriais entre os usuários do serviço, com a horta a turma também buscou “mostrar para cada paciente do Posto de Saúde e os profissionais de outras áreas que é possível fazer uma horta com temperos de baixo custo e de maneira simples de executar”.

O discente diz ainda que a ideia gerou resultados positivos. “Quando fiquei sabendo da horta, eu imaginava que as pessoas não fossem dar valor por ser uma horta pequena e ainda mais por ser ‘simples’, mas fiquei surpreendido e feliz ao ver que as pessoas gostaram do resultado. Quando ela foi executada, eu já estava no último dia de estágio e mesmo assim veio um paciente do posto perguntar sobre a horta e vi que aquela pessoa estava curiosa e com pretensões de montar uma também. Foi uma experiência muito boa que levarei para vida”.

Além de proporcionar conhecimento para a sociedade, a atividade também serviu de aprendizado para todos os envolvidos na idealização, relata a alumni Luiza Helena Garcia, que participou do projeto no último ano de Graduação. “Com a elaboração deste projeto, como estagiária na época, pude compreender como nós profissionais da área da saúde e da nutrição podemos favorecer e promover o alcance da alimentação saudável à população de maneira simples, econômica e sustentável”, finaliza.