Após críticas, Temer decide recriar Ministério da Cultura

O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), anunciou no sábado (21) que o presidente interino, Michel Temer, decidiu recriar o Ministério da Cultura.

A decisão foi tomada pelo presidente, segundo Mendonça Filho, como um “gesto” para a área da cultura do país, que criticou fortemente a extinção do Ministério da Cultura, que havia sido anexado ao da Educação.

“O presidente avaliou que seria melhor recriar o Ministério da Cultura pelo caráter emblemático que tem a pasta. A sua fusão à Educação foi na linha de reduzir o tamanho do governo, mas, diante das reações, optou­-se por voltar à configuração original”, disse Mendonça Filho à reportagem.

Segundo ele, será editada uma medida provisória nesta segunda-­feira, (23), com a recriação do Ministério da Cultura. Na terça-­feira, (24), Marcelo Calero, que havia sido escolhido secretário nacional de Cultura, tomará posse como ministro. Mendonça Filho disse que, como secretaria ou ministério, o mais importante será fazer uma reestruturação completa da área de cultura do governo.

“Está tudo desorganizado, sem planos, o novo ministro vai reestruturar o setor”, disse o ministro da Educação. A confirmação inicial do recuo do governo, diante das pressões do setor cultural, veio por meio da conta no Twitter do ministro da Educação, que informou que a medida foi decidida no final da manhã deste sábado em conversa com o presidente interino Michel Temer.

“O compromisso do presidente com a Cultura é pleno”, disse Mendonça. “A decisão de recriar o MinC [Ministério da Cultura] é um gesto do presidente Temer no sentido de serenar os ânimos e focar no objetivo maior: a cultura brasileira”, afirmou.

Fonte: Portal Valor Econômico

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010