O Ranking Universitário da Folha (RUF), divulgado recentemente pela Folha de S.Paulo, apresenta a nona edição com análise de 203 universidades ativas no Brasil. A avaliação considera critérios como pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.
Entre as associadas CRUB, destacaram-se a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ficou na 2ª posição geral, seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que saltou do 5º para o 3º lugar desde 2019, e as Pontifícias do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e do Rio Grande do Sul (PUCRS), conquistando as posições de 25º e 19º lugares, respectivamente.
Após uma pausa devido à pandemia, o RUF retorna avaliando mais de 18 mil cursos em áreas como medicina, psicologia e direito. A metodologia engloba 18 componentes, totalizando cem pontos, baseando-se em indicadores levantados pela Folha, incluindo fontes nacionais e internacionais, dados de patentes do INPI e informações do Inep-MEC. Além disso, incorpora feedbacks de empregadores e professores por meio de pesquisas do Datafolha.
A novidade nesta edição é a inclusão de uma base própria de professores especialistas, composta por avaliadores do MEC e membros da Academia Brasileira de Ciências. A imparcialidade e objetividade jornalísticas são mantidas ao parabenizar as instituições destacadas nesse panorama acadêmico.