CAPES cria grupos para aprimorar o processo avaliativo

A CAPES instituiu cinco grupos de trabalho para subsidiar os processos avaliativos dos programas no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Os grupos terão de nove a dez integrantes em cada, advindos dos Colégios, de entidades ligadas à pós-graduação, da comunidade acadêmica e da própria Coordenação. A criação das equipes foi formalizada pelas Portarias nº 63646566 e 67, de 2024, publicadas no Diário Oficial da União na quinta-feira, 29 de fevereiro.

Cada grupo formulará propostas e recomendações sobre assuntos específicos, tais como: excelência na pós-graduação, produção intelectual, análise qualitativa e destaques, e, por fim, equidade e redução de assimetrias.

As propostas e recomendações dos grupos devem ser apresentadas ao Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), colegiado da CAPES que trata das atividades da Avaliação, e, posteriormente, submetidas à Presidência. A Diretoria de Avaliação da Fundação (DAV) coordenará as atividades durante os 60 dias de duração dos trabalhos.

Relatórios de grupos anteriores estão disponíveis no site da CAPES.

Sobre a Avaliação Quadrienal
Avaliação Quadrienal atribui notas de 1 a 7 para os programas de pós-graduação. Aqueles avaliados em 1 ou 2 entram em processo de desativação. A nota mínima para se manter em funcionamento, só com curso de mestrado, é 3. Para o curso de doutorado, a partir de 4. As notas 6 e 7 são atribuídas aos programas considerados de excelência.

Fonte: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Redação CGCOM/CAPES