CAPES divulga resultados da APCN

A CAPES publicou nesta quarta-feira, 07, os resultados do primeiro conjunto  da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) após a análise do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) – membros da comunidade científica eleitos pelos pares -, realizada de 22 a 26 de maio. A lista pode ser acessada no site da Fundação ou na página do colegiado. Pela Plataforma Sucupira, as instituições de ensino superior e pesquisa têm acesso às fichas de avaliação e podem enviar pedidos de reconsideração até o dia 06 de julho. Os resultados são referentes aos documentos apresentados de acordo com a portaria Nº 150, de 4 de agosto de 2022, e seguindo o calendário definido na Portaria Nº 209, de 18 de outubro de 2022.

O CTC-ES recebeu 1.054 propostas. Aquelas que ainda não foram analisadas pelo colegiado serão avaliadas ao longo do ano, de acordo com o calendário das reuniões. A APCN é a primeira etapa para a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu regular. Na avaliação são consideradas a adequação ao desenvolvimento regional e nacional e a importância socioeconômica do curso, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica. Outros aspectos observados são a infraestrutura de ensino e pesquisa, o quadro de professores e o acesso a equipamentos de informática atualizados, com internet, base de dados e fontes de informação multimídia.

A CAPES também publicou o resultado dos pedidos de fusão e mudança de modalidades de programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento. Todas as solicitações feitas até 20 de janeiro deste ano foram analisadas. O resultado pode ser consultado aqui.

Sobre o CTC – ES
CTC-ES é o colegiado da CAPES que delibera sobre as atividades de avaliação da pós-graduação, como as propostas de cursos novos (APCN) e a avaliação de permanência dos programas de pós-graduação. O Conselho também colabora na elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e propõe estudos e diretrizes para o aprimoramento das atividades da Fundação. É composto por três diretores da CAPES, 18 representantes da comunidade acadêmica (eleitos entre os 49 coordenadores das áreas de avaliação) e os presidentes da Associação Nacional do Pós-Graduandos (ANPG) e do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).

 

Fonte: CAPES