CAPES e ANPG discutem melhorias na pós-graduação

Em reunião nesta terça-feira,16, Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, e representantes da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) discutiram formas de melhorar as condições dos estudantes para o desenvolvimento dos estudos e das pesquisas. Também foram apresentadas propostas de interesse dos alunos dos cursos de mestrado e doutorado.

Participaram do encontro Vinícius Soares e Ana Priscila Alves, presidente e vice-presidente da ANPG, respectivamente, que agradeceram o reajuste nos valores das bolsas no País. “Esse aumento trouxe um importante impacto na vida dos pós-graduandos”, ressaltou Vinícius.

A valorização dos pós-graduandos é um dos nossos principais objetivos e algo que sempre perseguimos”, destacou Mercedes Bustamante. Ela informou que, depois de aumentar os valores das bolsas no País, a CAPES estuda o reajuste para os benefícios no exterior, atendendo 5,3 mil bolsistas que atualmente estudam fora.

Ações voltadas à saúde mental dos pós-graduandos, afetados principalmente pelos efeitos da pandemia, estiveram na pauta de propostas apresentadas à CAPES pela ANPG. Outra preocupação é o assédio moral e sexual nas universidades. A presidente disse que a CAPES irá enviar uma carta às instituições de ensino superior e pesquisa sugerindo que promovam campanhas sobre o assunto e abram canais para denúncias.

Na reunião, também foi discutido o andamento do novo Plano Nacional de Pós-Graduação, que terá sua primeira etapa concluída em junho. Mercedes Bustamante destacou que está sendo feito um diagnóstico mais claro da pós-graduação, observando as diferenças regionais, o que contribuirá para as políticas voltadas aos estudantes.

 

 

Fonte: CGCOM/CAPES