CAPES e MEC apresentam políticas para professores no G20

Diretora da Fundação, que chefiou comitiva brasileira, destacou ações voltadas para a valorização dos profissionais docentes

Ao participar da 3ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho de Educação do G20, comitiva brasileira apresentou as políticas do governo federal para valorização dos professores. A CAPES e o Ministério da Educação estiveram presentes no encontro com representantes de países que formam o grupo das principais economias desenvolvidas e em desenvolvimento.

“A presença da CAPES e do MEC no encontro reafirma o compromisso do Brasil com o fortalecimento da profissão docente e com o desenvolvimento de políticas públicas alinhadas aos desafios globais da educação no século XXI”, destacou a diretora de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, Marcia Serra Ferreira, que chefiou a comitiva brasileira.

Durante a reunião, os países do G20 discutiram estratégias para garantir o desenvolvimento profissional contínuo, inclusivo e de alta qualidade dos professores diante dos desafios impostos por um mundo em constante transformação e pelas novas demandas de força de trabalho.

A diretora da CAPES apresentou um conjunto de políticas estruturantes que o Brasil vem implementando para o enfrentamento dos desafios da formação de docentes, como o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). “São iniciativas que têm ampliado o acesso a uma formação de qualidade em todas as regiões do país”, ressaltou Marcia.

A reunião ocorreu em Durban, na África do Sul, entre os dias 1º e 3 de julho, e teve como tema “Desenvolvimento Profissional da Educação para um Mundo em Transformação”. Pelo Brasil, também participou a coordenadora de Assuntos Multilaterais da Assessoria Internacional do MEC, Michelle Muniz. Durante o workshop “Educação para a Igualdade de Gênero e a Paz: avanços rumo a uma educação transformadora de gênero para todos”, Michele apresentou o Programa Mulheres Mil, que busca a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade a partir dos 16 anos, e o Comitê Permanente de Ações Estratégicas e Políticas para Equidade de Gênero com suas interseccionalidades, da CAPES. Ela também contribuiu na elaboração da Declaração Ministerial do G20.

A comitiva brasileira também falou da iniciativa mais recente do MEC, o Programa Mais Professores para o Brasil, voltado para atrair, alocar e valorizar os profissionais da educação básica no país. No campo do desenvolvimento profissional contínuo, elencou outras ações como o Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB) e o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec), além da oferta ampliada de cursos on-line e gratuitos por meio das plataformas AVAMEC e AVACAPES.

O G20 é formado por África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Europeia e União Africana.

Fonte: Redação CGCOM/CAPES