CAPES lança Programa para produção acadêmica com Ministério da Defesa

Seguindo as diretrizes governamentais de estímulo às áreas estratégicas da política brasileira de ciência e tecnologia, a CAPES lançou nesta segunda-feira (24), o Programa PROCAD-DEFESA. A iniciativa atende a uma necessidade do Ministério da Defesa (MD), em busca de fortalecer a pós-graduação stricto sensu na área.

O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado por Anderson Correia, presidente da CAPES, Ricardo Machado Vieira, secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Abraham Weintraub e Fernando Azevedo e Silva, ministros da Educação e da Defesa, respectivamente.

Durante a cerimônia, Anderson Correia, lembrou a longa relação entre a CAPES e o MD e disse ter chegado “o momento de a gente aumentar nossa cooperação, com projetos maiores, com maior envolvimento de toda comunidade acadêmica, as instituições militares e as empresas, com cursos de alta qualidade e colaboração com a indústria”.

Abraham Weintraub ressaltou a importância da aliança firmada hoje com a Defesa. “O papel das forças armadas nessa jornada, como sempre, é fundamental para manter a espinha dorsal da nação”, completou.

Após ressaltar o crescente interesse no meio acadêmico pelos assuntos de defesa que motivaram a proposta de mais essa parceria, o ministro da Defesa agradeceu à CAPES “pela sensibilidade demonstrada ao acolher nosso pleito. Certamente, por reconhecer a importância dessa iniciativa, não somente para o setor de defesa, como também pelo conhecimento que tais ações produzem para o País”.

Cronograma

As inscrições para o PROCAD-DEFESA começaram em 18 de junho, dia da publicação do Edital nº 15/2019 no diário Oficial da União. O resultado final está previsto para 15 de novembro e o início das atividades programado para dezembro de 2019.

PROCAD-DEFESA

O Programa atende ao previsto no “Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011/2020” e conta com uma previsão orçamentária de R$13,4 milhões, para atender aos cinco anos de duração dos projetos. Esta verba engloba custeio e bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no país e bolsas no exterior nas modalidades de professor visitante e doutorado-sanduíche.

O PROCAD-DEFESA vai estimular projetos conjuntos, possibilitando a produção de pesquisas científicas e a formação de recursos humanos pós-graduados na área de defesa nacional. Os grupos devem utilizar recursos de pessoas e infraestrutura disponíveis em diferentes instituições de ensino (IES) e de ciência e tecnologia (ICTs).

A iniciativa envolve a participação de Organizações Militares (OM) e Instituições Militares de Ensino e Pesquisa, cuja missão esteja associada aos projetos de pesquisa propostos, além de Centros de Estudos Estratégicos e ICTs que, de forma articulada, desenvolvam programas de pesquisa sobre assuntos relativos à Defesa Nacional.

Fonte: CCS/CAPES – Foto: Gabriel Jabur

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010