CAPES seleciona seis pesquisadores para Yale

Situação orçamentária permitiu acrescentar mais cinco bolsas ao Programa CAPES-Yale

Seis pesquisadores nas áreas de ciências biológicas e medicina foram selecionados pelo Edital nº 20/2019, do Programa CAPES-Yale de Doutorado em Ciências Biomédicas. Eles devem iniciar seus estudos na universidade estadunidense em agosto de 2021. A publicação, que traz o aumento de um para seis estudantes, consta do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 24.

“Temos nos esforçado para, além de garantir o orçamento para a cooperação internacional, também certificar que todos os bolsistas realizem seus estudos fora do Brasil com segurança”, esclareceu Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Valter Monteiro, mestrando pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) em Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), foi um dos selecionados e explicou que em sua pesquisa analisa como os micro-organismos reagem às células de defesa, desencadeando o processo de doença. Sua experiência “é mais com a área de infecção bacteriana, mas como teremos a oportunidade de estágio em laboratório, quero aprender mais sobre vírus, especialmente em uma época de pandemia”.

Outro que viverá a experiência em Yale é Gustavo Santana, mestrando pelo PPG em Ciências Biológicas: Bioquímica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que celebrou a oportunidade de ir para uma instituição respeitada no mundo inteiro. “A experiência é muito importante para nós, mas também para o País. Estou na expectativa de aprender lá e na volta conseguir disseminar o conhecimento aqui no Brasil, poder retribuir para a pesquisa brasileira nessa área de ciência biomédica”, disse. Santana agradeceu o apoio da CAPES por acreditar nos estudantes brasileiros e incentivar a pesquisa no País.

CAPES-Yale
Parceria com a Universidade de Yale, nos Estados Unidos, o Programa prepara estudantes para se destacarem na pesquisa nas áreas de ciências biológicas e biomédicas, com a concessão de bolsas de doutorado pleno no Programa Combinado de Ciências Biológicas e Biomédicas (Programa BBS). Além de aumentar o nível de colaboração e publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior, dá mais visibilidade à produção científica, tecnológica e cultural do País.

Adiamento
Devido à pandemia provocada pela COVID-19 e a alta das moedas estrangeiras, a CAPES adiou todas as mobilidades internacionais previstas para este ano. As ações serão retomadas em 2021, em comum acordo com as instituições estrangeiras que receberão os pesquisadores brasileiros. A medida não significa cancelamento de qualquer iniciativa, mas apenas o seu adiamento ou a readequação dos programas, em conformidade com a nova realidade mundial, incluindo questões de ordem orçamentária.

Confira o resultado aqui.

Fonte: CCS/CAPES