Casos de Covid crescem sete vezes no interior, revela estudo da PUCPR

O avanço da pandemia já é bem maior no interior do que na capital em praticamente todos os estados. O Brasil iniciou o mês de junho com 43% dos casos acumulados nas capitais e 57% no interior.

Um estudo recente, coordenado pelo professor da Escola de Medicina e do Centro de Epidemiologia e Pesquisa Clínica (Epicenter) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), José Rocha Faria, com dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, revela que o coronavírus está proliferando no interior do Brasil.

Por volta do dia 20 de maio, o país atingiu médias de 20 mil novos casos e 1 mil óbitos por dia. E, desde então, os números não caem. O Brasil fechou maio rompendo a barreira de 30 mil novos exames positivos registrados diariamente. Com 210 milhões de habitantes, apenas 24% da população brasileira mora nas capitais. No início do mês passado, 60% dos casos acumulados da Covid-19 estavam concentrados nas capitais, enquanto apenas 40% estavam nos municípios do interior.

Ao longo de maio, porém, a migração para as cidades do interior se acentuou. “Enquanto o número de casos nas capitais aumentou três vezes, no interior esse índice foi de aproximadamente sete vezes. Assim, iniciamos junho com 43% dos casos acumulados nas capitais e 57% no interior”, detalha Faria (veja dados nos gráficos e tabela ao final desta reportagem). “Infelizmente, ainda há muito espaço para agravamento da epidemia, a não ser que governadores e prefeitos das pequenas cidades consigam efetivamente fazer o controle”, avalia o pesquisador.

Faria também chama a atenção para outro dado colhido no levantamento da PUCPR. Na semana de 28 de maio a 4 de junho, o crescimento em todos os estados já é bem maior no interior do que na capital, com exceção de Roraima e Rio Grande do Sul (índices evidenciados na tabela, à direita do infográfico abaixo). “Por essa razão, anos manteremos em um platô, ainda com algum crescimento, por algum tempo”, prevê Faria.

Fonte: Revista Amanhã