São dois programas em cada país: Bonn e Tübingen em terras germânicas, Chico Mendes e Rio Branco na Inglaterra
Permanecem abertos os prazos de inscrições para quatro programas de cátedra mantidos pela CAPES/MEC em parceria com instituições estrangeiras. Dois são executados junto a universidades da Alemanha e dois, do Reino Unido. Um receberá inscrições até outubro e os outros três, em dezembro. As seleções abarcam áreas e temas diversos, como ciência política, geociências, medicina e mudanças climáticas.
A chamada 3 do Edital nº 24/2023, do Programa Cátedra Bonn, está com o período para apresentação de candidaturas vigente até 31 de outubro. A seleção abarca uma bolsa de cátedra. A pessoa selecionada poderá indicar mais duas: uma para cursar doutorado-sanduíche e outra, pós-doutorado, ambas financiadas pela CAPES/MEC. A área é Medicina, saúde global e imunologia. As pesquisas serão conduzidas na Universidade de Bonn, na Alemanha.
Também no país germânico, mas na Universidade de Tübingen, ocorre o Programa Cátedra Tübingen. O processo seletivo é conduzido nos mesmos moldes do de Bonn, com a concessão dos mesmos tipos e quantidades de bolsas, mas neste é possível se inscrever até 30 de dezembro. A área da seleção é Geociências, com o tema “Paleomagnetismo e propriedades magnéticas de sedimentos e rochas”. Trata-se da chamada 2 do Edital nº 20/2024.
O penúltimo dia do ano é a data limite para inscrições, ainda, nas duas seleções abertas dos programas realizados em parceria com o Reino Unido. Uma delas é regida pelo Edital nº 28/2023, do Programa CAPES/Cátedra Chico Mendes (Universidade de Birmingham). Tal qual as anteriores, a terceira chamada, em andamento, é voltada para as áreas de Ciências Ambientais, Mudanças Climáticas, Ecossistemas, Sustentabilidade, Sociedades e Meio Ambiente.
A outra seleção em parceria com o país britânico é a da segunda chamada do Edital nº 21/2024, do Programa Cátedra Rio Branco – King’s College London. As pesquisas científicas serão nas áreas de Relações Internacionais Brasileiras; Ciência Política, Sociologia e Antropologia do Brasil; Política Econômica; Política sub-nacional, sociedade e participação política no Brasil.
O início das atividades de todas as chamadas está previsto para 2026.