Conferência Temática Cultura e Educação define temas para a 4º Conferência Nacional de Cultura

Ministério da Cultura (MinC) realizou, na manhã desta segunda-feira (15), a Conferência Temática Cultura e Educação, em formato virtual (plataforma zoom). A programação contou com facilitadores que fizeram uma apresentação comentada sobre as escutas realizadas durante o Seminário Nacional e Encontros Regionais Cultura e Educação, realizados entre junho e outubro de 2023 nas cinco regiões do país. As informações coletadas durante essas atividades, nortearam a construção de 31 temáticas apresentadas ao público durante a Conferência.

Os participantes puderam eleger, através do formulário eletrônico disponibilizado na sala virtual, três temas entre as 31 temáticas, que agora serão encaminhadas à 4ª Conferência Nacional de Cultural (CNC), realizada em março de 2024. São elas: Presença de bibliotecários e criação de bibliotecas escolares; Fortalecimento de uma política que foque a formação de mediadores e profissionais de leitura na biblioteca escolar; e Dinamização de bibliotecas públicas.

O secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, afirma que a Conferência de Cultura e Educação se relaciona e se cruza com todos os seis eixos da 4ª CNC. “Estamos diante dessa parceria muito singular entre o MinC e o MEC, criando relações muito consistentes e uma agenda de trabalho potente em quatro linhas fundamentais, a questão da formação artística nas escolas de tempo integral é um desse pontos. Essa nossa conferência é um ambiente e um espaço muito importante para a gente qualificar as ações de cultura e educação, incidindo no Plano e nas conferências de educação”, afirmou.

A coordenadora-Geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC), apontou Raquel Franzim, três prioridades para o MEC no âmbito da escola: a alfabetização, e o direito a ler e escrever; a conectividade para fins pedagógicos, e o aumento do tempo na escola nessa perspectiva da escola de tempo integral, aumentar as matricular com qualidade e equidade.

“Temos que ter mais tempo na escola, com mais experiências de qualidade dos seus direitos, entre eles o direito de acessar as experiências artísticas. Nesse entrelaçar entre a cultura e a educação, ele traz inúmeras possibilidades. E o programa está a serviço da promoção do direito à cultura e às artes no Brasil. As práticas culturais e artísticas são prioritárias para nós do MEC. Que a cultura e arte sejam essenciais, não apenas acessórios. A gente quer que o currículo de arte e cultura embase o currículo escolar. Além de ser um direito, a cultura faz bem, traz felicidade e alegria, traz vínculos. A cultura dentro da escola é esse lugar onde a gente pode habitar. A gente quer que as escolas brasileiras sejam esse espaço de cultura e alegria”, aponta Raquel.

A secretária de Cidadania e Diversidade do MinC, Márcia Rollemberg, reiterou a importância da articulação e de evidenciar os processos e linguagens com a diversidade. “Ações essas que devem estar no espaço escolar, mas sabendo que a comunidade também é um ambiente educacional, e coloco aqui todos os nossos pontos de cultura e as políticas à disposição”.

Naine Terena, diretora de Educação e Formação Artística, cita que todo esse debate em torno da pauta é muito importante. “Essa votação leva para a Conferência Nacional as possibilidades de aprimorarmos os diálogos sobre a cultura e a educação e as temáticas foram construídas em diálogos com o MEC. E a proposição é que esses temas votados também sejam partilhados na Conferência de Educação, no fim do mês, não se esgota aqui”, afirma a diretora. A Conferência nacional de educação, acontece no dia 29 de janeiro, em Brasília.

Outras conferências temáticas estão previstas para acontecer nos meses de janeiro e fevereiro.

Fonte: Ministério da Cultura