Brasília (DF) recebe, entre os dias 13 e 15 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, a CRES+5, reunião que dá continuidade aos debates da III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES). Dividida em 12 eixos temáticos de discussão, a reunião busca promover um processo participativo para destacar o progresso alcançado, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, principalmente após a crise pandêmica da Covid-19. Com isso, a CRES+5 será a oportunidade de analisar as conquistas da educação superior da região e estabelecer as prioridades para a próxima CRES, a ocorrer em 2028.
A CRES+5 é organizada pelo Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) — em parceria com o Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC) e com o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces).
Mais de 1,7 mil pessoas se inscreveram para participar do encontro, que contará com simpósios, mesas-redondas, palestras e outras programações. No último dia, serão finalizadas as análises e as redações de cada um dos eixos temáticos — realizadas desde agosto de 2023 pelos Grupos de Trabalho (GTs) —, assim como a redação da Minuta de Declaração da Conferência.
Eixos Temáticos – Os 12 eixos temáticos tratam de assuntos variados que envolvem a educação superior da América Latina e do Caribe, sendo eles:
- Educação superior como parte do sistema educacional;
- Educação superior, diversidade cultural e interculturalidade;
- Educação superior, internacionalização e integração regional;
- O papel da educação superior diante dos desafios sociais;
- A pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motores do desenvolvimento humano, social e econômico;
- O papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável;
- Trabalho decente e condições de vida dos atores da educação superior;
- O impacto da Covid-19 na educação superior;
- Inclusão, diversidade e o papel da mulher na educação superior;
- Financiamento e governança;
- A autonomia das instituições de educação superior;
- O futuro da educação superior.
Documento-base – Já estão disponíveis as minutas dos documentos-base resultantes das atividades dos GTs. A quarta reunião preparatória da Conferência ocorreu em Havana, Cuba, nos dias 7 e 8 de fevereiro, e discutiu as minutas desses documentos, cuja versão final deverá ser preparada e disponibilizada até o dia 6 de março.