A secretária executiva do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Fernanda Póvoa, participou nesta terça-feira (24), em Brasília do seminário “Proposta da Educação Pública Superior do Brasil à CRES 2018”, o evento foi promovido conjuntamente com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
O evento é um preparatório para a III Conferência Regional da Educação Superior (CRES 2018), realizada de 11 a 15 de junho em Córdoba, na Argentina, cidade onde, há 100 anos, ocorreu a Reforma Universitária. O evento reuniu os reitores, pró-reitores e assessores de relações internacionais das associações promotoras do seminário, além de convidados.
Tal seminário será subsídio para a CRES, que tem o objetivo de coordenar a Declaração e Plano de Ação sobre Educação Superior na América Latina e no Caribe, sob a perspectiva do desenvolvimento humano sustentável e o compromisso com sociedades mais justas e igualitárias, ratificando a responsabilidade dos Estados para garantir a educação superior como bem público e direito humano e social.
O presidente da Andifes, reitor Emmanuel Tourinho (UFPA), lembra que, em 21 de junho de 1918, o movimento estudantil de Córdoba saiu à luta pela construção da universidade latina, sem a influência do modelo institucional europeu, que era predominante à época. “Se preparar para um evento dessa magnitude e contribuir com os eixos temáticos da CRES 2018 é uma forma de honrar a luta daqueles jovens, reafirmando o compromisso da universidade federal brasileira com a construção do projeto ideal de país”, destaca.
A coordenação do seminário ficou ao cargo do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor Rui Opperman.
CRES 2018
A programação da Conferência prevê a realização de debates participativos, com fóruns e eventos sobre o contexto atual do ensino superior, seus pontos fortes e fracos, sua história e evolução, bem como as melhorias e realizações desejadas. Além disso, grupos de trabalho devem apresentar propostas que visem alcançar, na próxima década, objetivos de desenvolvimento sustentável e as definições da Agenda 2030 da UNESCO. Da mesma forma, as conclusões alcançadas na CRES 2018 integrarão a Declaração e o Plano de Ação que os países da América Latina e do Caribe irão apresentar à Conferência Mundial sobre Educação Superior, em 2019 na sede da UNESCO, na França.
Fonte: Assessoria de Políticas Públicas da ANDIFES
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