Somar iniciativas globais relacionadas à educação, ao desenvolvimento socioeconômico e à preservação do meio ambiente é o que propõe o Relatório de Monitoramento Global da Educação. Apresentado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), no último dia 6 de setembro, o documento aponta soluções para os atuais desafios enfrentados pela humanidade e pelo planeta. A UNESCO lançou mundialmente o documento, em diversos países. No Brasil, o evento ocorreu no Espaço Israel Pinheiro, em Brasília, DF. O CRUB prestigiou o lançamento do relatório.
De acordo com o documento da Unesco, intitulado Educação para as pessoas e o planeta, apenas 70% das crianças em países de baixa renda completarão a educação primária em 2030, um índice que já deveria ter sido alcançado em 2015. Segundo Marlova Noletto, diretora da área programática da Unesco no Brasil, sem educação não há avanço em nenhum dos objetivos propostos pela entidade, como a erradicação da pobreza e do analfabetismo e a igualdade de gênero.
Marlova Noletto afirmou ainda que os números impõem desafios, ela acredita que o Ministério da Educação (MEC), em parceria com toda a rede, vai reverter índices ainda abaixo do esperado. “O objetivo mais importante dessa agenda é não deixar ninguém para trás. Precisamos de vontade política, inovação, políticas públicas e recursos para reverter essa tendência. Reunimos os parceiros aqui porque nós sabemos que são estes os parceiros que permitem que a agenda do Brasil avance. E que há no MEC, na Undime, no Consed, na CNTE, e em vários outros parceiros fundamentais, o grande compromisso de continuar avançando.”
Conheça aqui a íntegra (em inglês) do Relatório de Monitoramento Global da Educação. Acesse aqui o resumo em português do documento.
Com informações da Comunicação do MEC
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