CRUB visita universidades referências da Holanda e Bélgica

Reitores e executivos do Ensino Superior participaram, no início de maio, da 13ª Missão Técnica Internacional promovida pelo SEMESP. Conheceram universidades da Bélgica e Holanda que se destacam como inovadoras, empreendedoras e comprometidas com temas sociais. A Presidente do CRUB, Reitora Beatriz Eckert Hoff, afirmou que as instituições visitadas, tanto as Universidades de Pesquisa como as Universidade de Ciências Aplicadas, têm muito bem planejadas e desenhadas as suas metodologias inovadoras: o que fazer, como fazer, qual o propósito, com um plano estratégico e acadêmico claro, com foco no aluno. “Os professores têm perfil de mentores, orientadores e são responsáveis pela formação da integralidade de cada estudante, sempre na busca de problemas e soluções para impactar transformações na sociedade”, explica a Reitora.

As instituições, na grande maioria públicas, trabalham diferentes habilidades, competências e contam com grande avanço tecnológico. Chama a atenção a presença da mobilidade e cooperação. A proximidade e a posição geográfica central dos países na Europa facilitam o intercâmbio de estudantes. Na maioria das universidades isso é curricular. E esse é um grande diferencial na formação profissional do aluno, como pessoa, cultura, língua, vivência social. Também é muito interessante o diálogo que eles estabelecem com o setor produtivo. Universidade, sociedade e setor produtivo em parceria.

O papel do professor

A Reitora afirma que as instituições visitadas têm um papel forte na promoção da diversidade, interdisciplinaridade, inovação, sustentabilidade, agilidade, co-criação. “O Professor tem o compromisso de conduzir o aprendizado para o auto-conhecimento, para o desenvolvimento da liderança pessoal e em sociedade, para construção de conhecimentos que integrem desafios sociais para resoluções que impactem melhorias e transformações. Isso eles têm muito avançado, com laboratórios de ponta, tecnologias imersivas, metaverso e outros. E nada disso tira a importância do professor na formação do estudante”, ressalta.

A Presidente do CRUB defende que é preciso trabalhar mais a formação de professores no Brasil. Um aprendizado que realmente seja de qualidade, que impacte, com uma educação centrada nas pessoas, mas que integre as tecnologias, as transformações digitais e o humano, que diferencie a vida do aluno e que integre os desafios da sociedade no percurso acadêmico.

Como foi a programação?

A 13ª Missão Técnica Internacional começou no dia 30 de abril, com palestra do Diretor do Centro Internacional de Ensino Superior do Boston College, Hans de Wit, que apresentou o Sistema de Ensino Superior da Holanda e Bélgica.

No dia seguinte, o CRUB participou de visita à Hague University of Applied Sciences, universidade fundada em 1987 e um dos maiores institutos para educação politécnica da Holanda, e conheceu o Institute of Social Studies in the Hague, importante instituição de pós-graduação em ciências sociais críticas orientadas para a política.

Em 2 de maio, a comitiva se dividiu em dois grupos para visitar à AERES University of Applied Sciences, que se concentra na educação agrícola terciária, e à NHL Stenden University of Applied Sciences, que tem como foco a economia de serviços e indústrias sustentáveis inteligentes.

No último dia de visita às universidades holandesas, o CRUB conheceu a Maastricht University, instituição pública fundada em 1976, e dialogou a metodologia PBL, em português “Aprendizagem baseada em Problemas”. Na Bélgica, a comitiva visitou a ODISEE University of Applied Sciences Brussels, uma das maiores universidades de ciências aplicadas de Flandres. As visitas finalizaram com a Ghent University, universidade pública de língua neerlandesa e umas das maiores universidades belgas, com cerca de 32 mil estudantes.