Curso de Medicina Veterinária da Unoeste bate recorde ao arrecadar e doar 3,4t de ração

Com o seu rico histórico de contribuição social, o curso de Medicina Veterinária da Unoeste comemora o novo recorde em arrecadação e doação de ração para entidades cuidadoras de animais abandonados. Resultado alcançado com o Trote do Bem durante parte do primeiro bimestre do presente ano letivo, atingindo o montante de 3,4t de alimentos industrializados que atendem as necessidades nutricionais de cães e gatos.

A ação extensiva para estudantes calouros foi iniciada em 2014. A pretensão inicial de 500 kg foi dobrada. Todo ano foi sempre superior a 1t e passou de 2t em 2015 e 2019, o ano do recorde anterior com 2.078 kg. Agora, em 2022, foram exatos 3.450 kg. O valor acumulado em nove anos passa de 15t. Ação reflete um pouco da boa formação do médico veterinário pela Unoeste, a 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, em avaliação do Ministério da Educação.

Estiveram envolvidos 115 alunos do 1º e 2º termos, divididos em sete grupos identificados por cores. Com 17 membros, o azul foi o que mais arrecadou: 1.556,9 kg. Ricardo Ciorra Marcuzzo, procedente de São Paulo, conta que foram rápidos em iniciar a arrecadação, organizando as tarefas de comunicação e de atuação em campo. Fizeram diferentes ações, como a de bater de porta em porta das casas nas imediações de onde moram e pedir pelo menos um pote plástico de ração.

A ação mais robusta foi arrecadar dinheiro com sorteios de prêmios: duas diárias na Pousada Dona Nair, que integra o turismo rural do município Iepê; dois rodízios da Dom Mariano Pizzaria, no jardim Bongiovani em Presidente Prudente; e ovo de colher pequeno da doceria prudentina Doce Feliz. Com o dinheiro arrecadado compraram 645 kg de ração na Pet Rações, no Parque São Judas Tadeu, onde receberam em doação 225 kg. Empresa do pai do aluno Bruno Ramos Zagui Rodrigues, integrante do grupo.

Importância social do veterinário

A diretora do curso, Dra. Gláucia Prada Kanashiro, ressaltou a importância de ter sido uma competição sadia, na qual quem arrecadou mais e quem arrecadou menos deu a sua contribuição para quem atua cuidando de animais abandonados, algo que é uma questão de saúde pública. Disse que esse tipo de trote solidário revela a importância do médico veterinário para a sociedade e desenvolve o espírito de trabalho em equipe, a liderança, competividade, criatividade e estímulo a sempre buscar fazer o melhor.

O ato de entrega da ração para quatro entidades foi na manhã desta terça-feira (5) em frente ao Hospital Veterinário, no campus 2 da Unoeste em Presidente Prudente. O diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, na qual está inserida o curso de Medicina Veterinária, Dr. Carlos Sérgio Titiran, agradeceu e parabenizou todos os envolvidos. “Vocês demonstraram atitude, o que faz a diferença em tudo”, comentou e deixou em sua mensagem de estímulo o conselho para que sempre pratiquem o bem. A aluna Ana Laura Martins, de Pirapozinho, contou que se empenharam em fazer o melhor e que utilizaram as redes sociais para contribuições via Pix.

A presidente da Atlética de Medicina Veterinária, Caroline Mattos Braga, comentou que a organização estudantil se colocou à disposição dos grupos, mas que eles foram bem independentes em suas ações de arrecadação. Em Prudente foram beneficiados o abrigo Beco da Esperança e Pastoral dos Agentes dos Animais da Igreja Maristela, como é conhecida a Paróquia Nossa Senhora do Carmo; de Pirapozinho a SOS Animais; e de Martinópolis o abrigo Recanto Bicho Feliz.

Período muito crítico

Luciana Herbella disse que abriga 35 cães no Beco e ajuda pessoas que são protetoras de animais, como é o caso de Silvana Ananias que estava em sua companhia e que está com 40 animais em sua casa. A Pastoral tem sua ação exclusivamente voltada para ajudar cuidadores, conforme a coordenadora Adriana Osti, acompanhada por Thiago Milani, um dos vários cuidadores aos quais atende e que está com 13 animais em casa e alimenta outros dez em seu local de trabalho.

Mantido por Ana Paula Curo, o Recanto está com 36 cães, conforme disseram os representantes no ato de entrega das rações, Thaynara de Oliveira e Gabriel Yudimiyake. No SOS estão 217 cães e 54 gatos, mantidos com recursos destinados pela Prefeitura de Pirapozinho; mas a entidade ajuda famílias carentes e cuidadores de animais que foram abandonados, conforme disse a vice-presidente, Daniela Marques Bertasso, que esteve acompanhada dos voluntários Rosimeire Favaretto e Murilo Fadin, estudante de Medicina Veterinária na Unoeste.

As falas dos representantes das entidades beneficiadas foram de gratidão aos alunos, ao curso de Medicina Veterinária e à Unoeste. Contaram que alimentar os animais que foram recolhidos nas ruas está cada vez mais caro, por conta dos frequentes aumentos nos preços das rações. Luciana contou que tem sido cada vez maior a quantidade de animais abandonados, inclusive vítimas de maus tratos. Havia a expectativa de redução após o período mais crítico da pandemia, mas está ocorrendo exatamente o contrário.

Fonte: UNOESTE