Dimensão Pedagógica é tema do segundo dia do Webinar internacional Horizontes da Educação

O segundo dia do Webinar internacional Enfrentamento à Covid-19: Horizontes da educação ocorreu nessa terça-feira (23/6), com foco nas tecnologias que farão parte da educação e em maneiras de implementá-las no cenário pandêmico e pós-pandêmico.

A presidente da ANUP (Associação Nacional das Universidades Particulares), Elizabeth Guedes, fez a abertura do evento online. Os conferencistas convidados foram os professores Alenoush Saroyan (Canadá) e Jamil Salmi (Chile). O debate foi mediado pelo pró-reitor da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), Vidal Martins.

O segundo encontro do congresso (23/6), sobre a dimensão pedagógica, foi baseado em três eixos principais: qualidade na educação, planos de ação de curto e longo prazo e política educacional. Os convidados levantaram questões referentes ao desenvolvimento econômico, produtividade, progresso social e como a educação pode avançar.

Na oportunidade, a professora Alenoush Saroyan da Universidade McGill, localizada no Canadá, contextualizou os desafios, melhores recursos e práticas, além de um planejamento de um novo futuro para a educação.

“A Associação Canadense dos Professores Universitários publicou recentemente dados referindo-se à Covid-19 como algo que evidenciou problemas enfrentados pela educação de ensino superior. Entre eles, a possível evasão de 30% dos estudantes, o decréscimo de 11% dos financiamentos oriundos de fundos públicos e uma taxa de 5,6% de desemprego entre os professores e instrutores universitários. Esse é o cenário instável que nós enfrentamos. Precisamos ultrapassar grandes obstáculos”, destacou a professora Saroyan.

Já o professor Jamil Salmi da Universidade Diego Portales, no Chile, apresentou o “tsunami da tecnologia” nas universidades e suas consequências imediatas. Salmi levantou um panorama histórico de como aprender com experiências do passado, se adaptar ao presente e se preparar para o futuro.

“A educação online pode ser compensada de uma forma efetiva, mas infelizmente poucas universidades estavam preocupadas com o que poderia acontecer em uma epidemia e possuíam uma análise de risco e planejamento de contingência no caso de guerra, crise econômica ou catástrofe natural”, relatou Salmi.

Assista ao vídeo integral do segundo dia do Webinar internacional pelo link: https://youtu.be/t7ybALPAAhY

Foto: extraída do vídeo do webinar

Por Anny West
Editoria: Ascom CRUB – Ix Mídia e Secretaria Executiva CRUB