Os microdados e as sinopses estatísticas das aplicações de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foram publicados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira, 26 de junho. A divulgação atende às diretrizes da política de dados abertos e à demanda por informações específicas sobre os exames. A disseminação de informações educacionais produzidas pelo Inep faz parte das atribuições da autarquia.
Os microdados exigem softwares estatísticos (formato de arquivo CSV) e permitem o cruzamento de variáveis. Pesquisadores, gestores públicos e jornalistas podem acessar informações específicas, gerando análises mais aprofundadas acerca dos dados disponíveis. As sinopses têm dois formatos para consulta: XLSX e ODS. Os bancos de dados são disponibilizados na aba Dados Abertos do portal do instituto e atendem aos parâmetros da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Enem – A sinopse estatística do Enem 2019 apresenta tabelas com informações organizadas sobre número e perfil dos inscritos, inclusive com distinção para egressos, concluintes e cursistas. Também estão disponíveis dados sobre fatores de contexto, apurados pelo questionário respondido no ato da inscrição, além do desempenho em cada área do conhecimento. Os microdados contém o menor nível de desagregação dos dados, com informações gerais sobre a realização das provas, a caracterização do participante, a escola que declarou ter frequentado e as notas das provas objetivas e de redação. Entre os materiais de apoio para acesso dos usuários, há um dicionário que contém algumas variáveis contidas nas bases de dados.
Encceja – Os microdados do Encceja 2019 trazem as informações dos três tipos de aplicação: nacional, exterior e para pessoas privadas de liberdade (PPL). É possível consultar nas tabelas o perfil dos participantes a partir de informações como idade, sexo e desempenho nas provas. A tabulação das respostas ao questionário socioeconômico contém os fatores contextuais dos participantes. As sinopses do Encceja apresentam tabelas com quantitativos de cada perfil de inscrito, por região geográfica e proficiência por área de conhecimento.
Os usuários encontram os microdados do Enem desde a sua criação, em 1998, e as sinopses, de 2009 em diante. Estão publicadas as sinopses do Encceja a partir de 2015 e os microdados desde 2014.
Inep – Autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o Inep tem a missão de subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo com intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.
Confira as sinopses estatísticas
Fonte: INEP