Enade edição 2021: CPC e IGC serão divulgados em janeiro de 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) – edição 2021 –, a partir de 17 de janeiro de 2023. Anteriormente, os dados seriam publicados em dezembro de 2022, conforme Portaria Inep n.º 209/2022, mas a data foi alterada devido a ajustes realizados nos procedimentos de manifestações dos insumos desses indicadores.

CPC – O Conceito Preliminar de Curso é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com base na execução da avaliação, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

IGC – O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição avalia as instituições de educação superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta aspectos como a média dos CPCs do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados. Também faz parte do cálculo a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes, conforme os dados oficiais da CAPES.

Além disso, é considerada a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações da média dos conceitos da CAPES, para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu. Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo todas as áreas avaliadas previstas no ciclo avaliativo do Enade.

Saiba mais sobre o CPC

Saiba mais sobre o IGC

Conheça outros Indicadores de Qualidade da Educação Superior

 

Fonte: INEP