FinancIES regional discute melhorias no Financiamento Estudantil

O III FinancIES Regional Centro-Oeste reuniu, no dia 18 de junho, participantes de 16 estados e representantes do governo e de entidades da área de educação. Em pauta a questão do financiamento estudantil.

O evento foi aberto pelo presidente do FNDE, Carlos Decotelli. Durante seu discurso o presidente afirmou que é o momento de rever os processos, reavaliar e fazer autocrítica. Decotelli defendeu a autocrítica como essencial para uma gestão estratégica. O presidente do FNDE também ressaltou a importância de um seguro para programas de financiamento estudantil, assim como já acontece com programas de habitação e alimentos. “O FNDE está procurando dialogar mais intensamente com a sociedade, precisamos criar mecanismos para dar garantias a sustentabilidade da educação. Nós do FNDE, por meio do marco regulatório nacional e agentes de controle, precisamos estudar sobre essa questão e sugerir soluções.”, ressaltou.

Decotelli também defendeu que, ao longo dos 50 anos de existência, o FNDE passou de agente repassador de recursos públicos para a educação para gestor das finanças públicas. Ele ainda finalizou lembrando que o FNDE busca soluções integradas com MEC e INEP para uma melhor gestão da educação e que o Financies pode contribuir para melhorar a gestão dos recursos da educação.

O evento foi realizado na sede da CRUB, em Brasília. O presidente do FinancIES, Jeferson Vinhas, lembrou que, inicialmente, a ideia dos fóruns regionais era a de ter uma proximidade maior com as instituições da região onde aconteceria o evento, mas agora, o fórum tomou uma proporção bem maior, já que reuniu instituições de 16 estados do país. Ele ainda defendeu que o Fórum, que reuniu órgãos do governo e IES possa servir como diálogo na construção de novos projetos “Estamos vivendo uma mudança de governo, e toda vez que isso acontece há sempre a possibilidade de dizer o que nós pensamos e que as questões sobre financiamento estudantil, que foi o tema tratado aqui hoje, atendam aos anseios dos estudantes e das instituições”.

Por fim o presidente do FinancIES finalizou pontuando os legados do fórum ocorrido em Brasília: a criação de um grupo de trabalho que vai propor uma nova modelagem de crédito e a participação das instituições de uma forma mais efetiva na construção desse modelo.

Os Fóruns Regionais consolidam os trabalhos do FinancIES ao longo de todo o ano e permitem a participação ampla de gestores de várias regiões do País. Já aconteceram fóruns regionais em Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília.

Estiveram presentes no encontro regional Carlos Decotelli, presidente do FNDE; Jeferson Vinhas Ferreira, presidente Financies;  Elizabeth Guedes, presidente da ANUP;  Adriano Dias Souza – fundador do Financies e diretor de sustentabilidade econômica da ANUP; Luiz Blumm, diretor de gestão e benefícios do FNDE; Ronaldo Mota, Membro da Academia Brasileira de Educação e Diretor Científico da Digital Pages; Mariciane Gemin, Assessora de capital humano do Financies; Iram Alves dos Santos, membro do conselho consultivo da Universidade Braz Cubas; além de representantes do CRUB, Semesp, patrocinadores, diretores, reitores e gestores das Instituições de Ensino Superior.

Ainda durante o evento um balcão com representantes da Seres – Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC – prestou atendimento gratuito aos participantes do Fórum por meio do Projeto “Seres em Ação”.

Fonte: Comunicação Anup – Fotos: Reprodução/Anup 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010