Os inscritos que tiveram a justificativa de ausência no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 negada já podem entrar com recurso no sistema do exame. A justificativa é obrigatória para os participantes do Encceja 2022 que não fizeram o exame em todas as áreas do conhecimento nas quais se inscreveram e que desejam realizar a edição de 2023 gratuitamente.
Os pedidos podem ser feitos até o dia 28 de abril e os resultados sairão no dia 2 de maio. Para entrar com recurso, o participante deverá enviar uma nova documentação que justifique sua ausência no Encceja 2022.
O inscrito que não justificar a falta ou tiver a solicitação reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40. A aprovação da justificativa de ausência não significa que a inscrição para o Encceja 2023 já tenha sido realizada. Todos os participantes devem fazer a inscrição, que ocorrerá de 22 de maio a 2 de junho.
Encceja – Realizado pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o Encceja possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. No caso do Encceja PPL, o nível de dificuldade é o mesmo do regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar. Com isso, o exame estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira. As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.
O Encceja também serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.