Estudantes brasileiros apresentam projeto aeroespacial no maior encontro científico internacional da área

Estudantes do curso de engenharia aeroespacial da Universidade de Brasília (UnB) apresentarão um projeto desenvolvido na área de satélite no evento científico mais importante da área, o Congresso Internacional de Astronáutica (IAC, sigla em inglês). Neste ano, o encontro acontecerá em Paris, na França, de 18 a 22 de setembro.

O artigo sobre controle térmico, escrito pelos estudantes da UnB, foi selecionado dentre os mais de 4 mil projetos enviados para o Congresso. Durante os quatro dias de evento, eles apresentarão o material aos convidados. A previsão é de que o artigo seja publicado em documento oficial do IAC.

De acordo com uma das estudantes responsáveis pelo projeto, o subsistema de controle térmico desenvolvido tem como objetivo promover soluções de engenharia para que componentes eletrônicos de satélite mantenham sua temperatura de operação, garantindo a integridade dos sistemas e sua execução para o sucesso da missão.

Nesse sentido, a equipe de engenharia aeroespacial do câmpus Gama da UnB está desenvolvendo o GAMASAT-01, um satélite de pequeno porte de observação da Terra. A iniciativa visa à validação de tecnologias acadêmicas e à capacitação de uma nova classe de engenheiros para o programa aeroespacial brasileiro.

A ida dos estudantes para o Congresso foi viabilizada pelo Ministério da Educação (MEC), que entrou em contato com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apresentou os estudantes aos representantes da entidade.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC