Ex-Presidente do CRUB, Nival Nunes, recebe título de Professor Emérito da Uerj

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) concedeu, em 4 de abril, o título de Professor Emérito a Nival Nunes de Almeida, ex-Reitor da instituição e ex-Presidente do CRUB (2006/2007). A honraria é destinada aos docentes que tenham se aposentado após pelo menos 20 anos de serviço à instituição e se destacado, de forma excepcional, pela capacidade e dedicação ao magistério.

A cerimônia foi realizada na Capela Ecumênica, no campus Maracanã, e contou com a presença do reitor Mario Carneiro, que ressaltou o empenho de Nival Nunes na gestão da Universidade. “Esse título é dado somente a pessoas especiais. Eu tive a felicidade de conviver com o professor na época em que foi reitor e posso dizer que ele tem muitas qualidades. Pude ver sua dedicação e sua vontade de conquistar coisas para a Universidade. Esse é um reconhecimento pelo trabalho, pelo serviço que ele prestou à Uerj”.

A professora Maria Eugênia Gouvêa, diretora da Faculdade de Engenharia, enfatizou o merecimento da homenagem. “Acredito que Nival é um representante perfeito do que se espera de um Professor Emérito, porque estamos falando de dar uma honraria para aquela pessoa que deve ter em foco o aluno, e o Nival sempre foi isso. Exerceu diversas funções, mas nunca abandonou os alunos. Acho que, por isso, ele é um ótimo representante do título”, destacou.

Emocionado, Nival Nunes agradeceu a honraria. “Estou me sentindo muito feliz. Entrei aqui no final dos anos 1970 como aluno de Engenharia, depois retornei como docente e pude me realizar na carreira acadêmica, chegando até o cargo de professor titular. Agora, já aposentado, meu departamento me indicou para Professor Emérito. Eu agradeço muito a generosidade de todos que aprovaram o título e pelas falas que recebi durante o processo. É muito importante para mim lembrar todos esses fatos e minha participação na vida universitária”.

Formado em Engenharia Elétrica pela Uerj, com mestrado e doutorado na mesma área pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Nival é professor titular da Escola de Guerra Naval, na qual foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos, entre 2018 e 2021. Foi reitor da Uerj de 2004 a 2007 e exerceu a presidência do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras nos anos de 2006 e 2007. Também foi agraciado com importantes distinções, dentre elas a Medalha Mérito Tamandaré, a Ordem do Mérito Naval e a Medalha Tiradentes da Alerj.

 

 

 

 

Fonte: Uerj