Inep cria comissão de assessoramento para processos avaliativos da Educação Superior

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, (23), a criação da comissão de assessoramento para revisão dos processos avaliativos, instrumentos e técnicas de coleta de dados e indicadores da Educação Superior. O objetivo é revisar os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam as validações da avaliação da Educação Superior, além de fortalecer o processo de formação continuada dos servidores do Inep.

A comissão será formada por especialistas da Educação Superior nomeados pelo Inep em portaria específica, sendo seus membros indicados pelo gabinete e coordenações-gerais da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes). Entre as atribuições da comissão estão: propor e revisar o aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação e de coleta de dados; criar estratégias para o aprimoramento da avaliação de desempenho de estudantes e de sua metodologia; contribuir com a formação e capacitação dos servidores da Daes, além de realizar testes estatísticos e produzir documentos técnicos sobre propostas e demandas da referentes à avaliação da Educação Superior.

Daes – A Diretoria de Avaliação da Educação Superior coordena a avaliação dos cursos e Instituições de Educação Superior (IES), articulando-se com os sistemas federais e estaduais de ensino. A diretoria também é responsável pelo cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, e pela a realização do Enade e das avaliações in loco de cursos e de IES. A Daes também organiza e capacita o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis); propõe a realização de avaliações internacionais da educação superior em articulação com organismos estrangeiros e internacionais; e coordena a elaboração dos instrumentos de avaliação da Educação Superior segundo as diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Fonte: Assessoria de Comunicação do INEP

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010