Estão abertas as inscrições para o mestrado profissional para Ensino de Ciências Ambientais (ProfCiamb), um dos cursos que faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB), da CAPES/MEC. O prazo para candidaturas ao processo seletivo unificado vai até 11 de novembro, e o início das aulas está previsto para agosto de 2026.
Para se inscrever, o candidato precisa ser professor em efetivo exercício em sala de aula na rede de educação básica, com prioridade para a rede pública. São oferecidas 133 vagas, e as inscrições devem ser realizadas nos sites das universidades participantes, de acordo com o edital, que detalha os critérios e o cronograma do processo seletivo.
O ProfCiamb é ofertado em nove instituições de ensino superior de todas as regiões do país, sob coordenação da Universidade de São Paulo (USP). Entre os participantes, estão as universidades federais de Brasília (UnB), do Amazonas (UFAM), do Pará (UFPA), do Paraná (UFPR), de Pernambuco (UFPE) e de Sergipe (UFS), além das estaduais de Feira de Santana (UEFS), e de Maringá (UEM).
O programa possui duas linhas de pesquisa: “Ambiente e Sociedade” e “Recursos Naturais e Tecnologia”. O curso tem como objetivo contribuir para o aprimoramento de práticas pedagógicas e o fortalecimento da produção, difusão e aplicação de conhecimentos didáticos e metodológicos. Também funciona como uma ponte entre a universidade e a escola.
Mais onze cursos
Além do ProfCiamb, a CAPES/MEC publicou editais para seleção de dez cursos de mestrado e um de doutorado: Biologia, Física, Matemática, Química, Sociologia, Filosofia, Artes, Letras e Educação Inclusiva e História (também doutorado profissional). Em 2025, foram abertas 7.812 oportunidades, o maior número na história da iniciativa, criada em 2011.
Os links para obter informações, como critérios de seleção e cronogramas, estão listados abaixo. No edital, também constam todas as instituições de ensino superior que ofertarão os cursos.
O ProEB é realizado por meio de uma rede nacional de universidades públicas com excelência na área de formação de professores, que levam os cursos para mais de 300 instituições de ensino superior nas cinco regiões do País.
A iniciativa também conta com a participação de sociedades científicas de diversas áreas. A CAPES/MEC destina recursos para custeio do Programa e concede bolsas até no máximo 30% dos participantes.
Desde sua criação, o programa já titulou cerca de 17 mil professores, com o objetivo de valorizar a experiência dos profissionais do magistério, contribuir para o desenvolvimento de materiais e estratégias didáticas e, buscar respostas para desafios cotidianos das escolas e da sociedade. Ao todo, são 13 programas, sendo doze de mestrado e um de doutorado.
Relação dos editais publicados
PROFCIAMB – Edital-Nacional-PROFCIAMB-2026_15set2025_tfm_final.pdf
PROFBIO – https://www.profbio.ufmg.br/destaquedet.php?numaut=3
PROFÍSICA/MNPEF – https://www1.fisica.org.br/mnpef/ps/2026/informacoes-gerais
PROFMAT – https://profmat-sbm.org.br/ingresso-2026/
PROFQUI – https://profqui.iq.ufrj.br/edital-2025/
PROFSOCIO – https://profsocio.ufc.br/pt/processo-seletivo-2025/
PROF-FILO – http://www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/ps-turma-2026-2028/
PROFARTES – https://profartes.iarte.ufu.br/servicos/rede-nacional
PROFLETRAS – https://www.comperve.ufrn.br/conteudo/posgraduacao/profletras/202502/edital.php
PROFHISTÓRIA – https://econrio.com.br/index.php/course/selecao-profissional-em-ensino-de-historia-profhistoria-2026/