O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Coordenação-Geral de Ciência do Clima, informa que o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) busca especialistas técnicos interessados em contribuir com a revisão da primeira versão do relatório especial sobre mudança do clima e cidades.
Para participar, é preciso fazer cadastro on-line até 30 de novembro. A primeira versão do documento ficará disponível para comentários de 17 de outubro a 12 de dezembro de 2025. “Esta é mais uma oportunidade para que especialistas brasileiros no tema de cidades, que abrange muitas áreas, possam colaborar. É importante a participação da comunidade científica, de técnicos governamentais, de especialistas da sociedade civil que conhecem em profundidade os desafios postos pela mudança do clima para as áreas urbanas”, explica o coordenador de Mudanças Ambientais Globais do MCTI, Antonio Marcos Mendonça.
No Brasil, os dados do Censo de 2022 revelaram que 61% da população se concentra em áreas urbanas, o que representa 124,1 milhões de pessoas. De acordo com estudo ONU Habitat, no âmbito global, as cidades são responsáveis por cerca de 70% do consumo primário de energia e 60% das emissões globais de gases de efeito estufa. Mesmo assim, a maioria dos países ainda não explora esses elementos nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs).
De acordo com o comunicado do IPCC, a revisão do primeiro esboço do relatório é uma das etapas dos diversos processos de revisão previstos durante a fase de elaboração dos relatórios do órgão científico da Organização das Nações Unidas (ONU). As revisões são consideradas críticas pois contribuem para garantir rigor científico, ampla gama de perspectivas e relevância para os desafios urgentes que as áreas e comunidades urbanas enfrentam diante do aquecimento do planeta e da mudança do clima.
O processo de revisão é oportunidade para que todos os países conheçam a primeira versão do documento, exponham diferentes perspectivas e contextos. Todos os comentários enviados por especialistas ou governos serão encaminhados aos autores. Após a publicação do documento final, todos os comentários, respostas e esboços serão publicados.
“Convidamos os membros da comunidade urbana a se apresentarem para fornecer comentários a fim de garantir que este relatório reflita a ciência mais recente e seja relevante para o trabalho de profissionais urbanos em todo o mundo”, afirmou o copresidente do Grupo de Trabalho II, Winston Chow, em comunicado do IPCC.
Sobre o relatório especial
O Relatório Especial sobre Mudança do Clima e Cidades abordará, entre outros itens, o custo da inação em relação à mudança do clima e o planejamento de relocações forçadas de populações em situações de crise. Esse será o único relatório especial do Sétimo Ciclo de Avaliação (AR7).
Três especialistas brasileiros integram o grupo formado por 97 especialistas de 56 países que estão trabalhando na elaboração do documento nas funções de como coordenadores, autores líderes e editores revisores.
A previsão é que o relatório especial sobre mudança do clima e cidades seja lançado em março de 2027.