MCTI divulga data da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com o tema “Planeta Água: Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, evento será realizado em dois momentos: de 7 a 12 de outubro em Brasília e de 20 a 26 de outubro em todo o Brasil

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulgou a data da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), principal evento do país para popularização da ciência. Dividida em dois momentos, o primeiro acontece entre os dias 7 e 12 de outubro em Brasília, enquanto o evento nacional será entre os dias 20 e 26 de outubro em todo o Brasil.

“O aprendizado da ciência abre portas, amplia horizontes, contribui para a formação de uma sociedade com capacidade de compreender e de se apropriar dos benefícios da ciência e da tecnologia. Por isso, iniciativas como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia são tão importantes”, afirmou a ministra  Luciana Santos.

O  evento terá o tema “Planeta Água: Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território” e vai buscar destacar a importância da preservação dos recursos hídricos e o papel da ciência na adaptação às mudanças do clima.

“Nós vamos transformar a Semana Nacional no oceano. A SNCT é um dos nossos principais eventos e colocar a cultura oceânica no centro dele é mostrar que o governo federal, o MCTI e o Brasil estão compromissados com o tema”, disse o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda.

A SNCT foi instituída em 2004 por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e acontece anualmente, com coordenação do MCTI. Durante o evento, são reunidas unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de bate tecnológica e entidades da sociedade civil.

Cultura oceânica

O tema desta edição foca na Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Neste ano, em parceria entre o MCTI, o Ministério da Educação e a UNESCO, o Brasil foi pioneiro ao incluir oficialmente a cultura oceânica no currículo escolar nacional, consolidando-se como líder global em educação para a sustentabilidade e ação climática.

Fonte: MCTI