MEC inicia projeto que disponibilizará aplicativo mobile com as informações da trajetória do estudante

O Ministério da Educação por meio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) está trabalhando no Projeto “Jornada do Estudante”, que tem por objetivo contribuir diretamente no estabelecimento de uma visão integrada da trajetória dos alunos do país com a disponibilização de um aplicativo mobile gratuito, multiplataforma (Android/IOS), contendo os dados pessoais do estudante, institucionais, cursos e disciplinas, além dos documentos digitais, como o histórico escolar digital ou diploma digital, além de permitir o compartilhamento dos documentos assinados eletronicamente. A Jornada do Estudante faz parte do escopo da Rede Aprender, que tem como proposta implementar a plataforma de interoperabilidade da educação brasileira.

Como benefícios esperados, destacam-se a celeridade, a facilidade, a segurança no acesso aos dados do estudante e seus respectivos documentos estudantis em formato digital e autenticados pelas respectivas instituições de ensino.

Trata-se de projeto estratégico alinhado aos objetivos e ações do Plano de Transformação Digital e do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC). A Jornada do Estudante também conta com apoio e acompanhamento da Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia, a partir da celebração de Acordo de Cooperação Técnica com o MEC, que instituiu a Startup “Edu4D” para apoiar a execução do projeto.

Para o desenvolvimento do aplicativo, o MEC conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Laboratório Bridge, viabilizado a partir do Termo de Execução Descentralizada – TED, com ações de integridade e autenticidade associadas à tecnologia Blockchain.

A primeira versão do aplicativo será disponibilizada na loja do Gov.br ainda no primeiro semestre de 2022, além da implementação da plataforma centralizadora de integração das instituições de ensino, definição dos padrões de interoperabilidade da educação e do conjunto mínimo de dados do estudante brasileiro.

Para a execução dessa primeira versão, o Mínimo Produto Viável (MVP), o MEC tem viabilizado parcerias com algumas instituições de ensino brasileiras. Para o ensino básico, foi celebrado Acordo de Cooperação Técnica com as Secretarias de Estado do Mato Grosso do Sul e do Paraná; e para as instituições de ensino superior, foram celebradas parcerias com as universidades UTFPR e UFMS.

Fonte: Equipe de Comunicação da STIC/MEC