Ministra destaca a presença feminina nas áreas de inovação e tecnologia no G20

Luciana Santos participou da reunião ministerial de Empoderamento Feminino, liderado pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou, na sexta-feira (11), da primeira reunião ministerial de Empoderamento Feminino da história do G20, em Brasília.

A anfitriã do evento, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, abriu o encontro destacando a importância da participação de várias ministras brasileiras e da primeira-dama do Brasil, Janja da Silva. Também estavam presentes as ministras Esther Dweck (Gestão e Inovação), Marina Silva (Meio Ambiente), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania).

A reunião representa um momento histórico no esforço global pela igualdade de gênero, reunindo líderes dos países-membros do G20. A ministra Cida enfatizou a importância das discussões do G20 para o debate sobre a igualdade e empoderamento. “Este encontro marca um ano intenso de construções, diálogos e negociações sobre a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres com as maiores e mais importantes economias do mundo”.

A ministra Luciana Santos destacou que o país precisa criar alternativas para que as mulheres possam permanecer no topo da carreira científica.
“Hoje, nós, mulheres, somos 65% das bolsas de iniciação científica. Mas, ao longo da carreira científica, ocorre um afunilamento e, no topo, esse número cai para 35% nas bolsas de produtividade”, afirmou.

Luciana Santos também salientou que, em algumas áreas, a presença feminina é ainda maior, como na área da saúde. “É preciso salientar, por exemplo, a presença das mulheres no Complexo Industrial da Saúde. Nas plantas industriais das nossas fábricas, especialmente nas indústrias de medicamentos, temos 70% de mulheres, e é necessário que isso se expanda para outras áreas do domínio tecnológico e do conhecimento”, pontuou.

Fonte: ASCOM/MCTI