Nota de Pesar 1/23: Falecimento do Professor Adalberto Grassi Carvalho – CAPES

É com pesar que comunicamos o falecimento do Professor Adalberto Grassi Carvalho, ocorrido em 4/01, em Brasília-DF. Servidor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Professor Adalberto Grassi Carvalho, atuou no Ministério da Educação, na Secretaria de Educação Superior – SESU, em processos de credenciamento de IES e reconhecimento de cursos como Coordenador Geral de Acreditação de Cursos e Instituições. Integrou a Equipe Executiva da Comissão Especial de Avaliação – CEA, que propôs o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, e integrou a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES. Entre 2006 e 2008, exerceu o cargo de Secretário Executivo do Conselho Nacional de Educação – CNE.

Ingressou na CAPES em 2008, assumindo o cargo de Coordenador Geral de Atividades de Apoio à Pós-Graduação na Diretoria de Avaliação – DAV. De 2011 a 2018, passou a compor a equipe de alta gestão da Diretoria de Programas e Bolsas no País – DPB/Capes, no cargo de Coordenador Geral de Desenvolvimento Setorial e Institucional. Em 2019, assumiu nova função de assessoria à Presidência da Capes com a incumbência de integrar a Comissão Especial de Acompanhamento do PNPG 2011-2020, e desempenhar a Coordenação Executiva da Comissão.

Fica nosso agradecimento ao Professor Adalberto Grassi Carvalho, pelos esforços e colaboração com a educação superior do Brasil.

Nossas condolências aos familiares, amigos e à equipe da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Respeitosamente,

Reitora Beatriz Maria Eckert-Hoff Ecker
Presidente do CRUB

Brasília, Distrito Federal
05 de janeiro de 2023