Nova diretoria do CRUB é empossada em Brasília

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) realizou na noite desta quarta-feira (16), em Brasília, a solenidade de Transmissão de cargo e posse da nova diretoria da Entidade, eleita para o biênio 2015-2017. O cargo de presidente do Conselho passa a ser ocupado agora pelo reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), prof. Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto.

reitor Benedito

Dr. Benedito Guimarães, presidente empossado do CRUB. Foto: Divulgação/Mackenzie

O novo presidente do CRUB é graduado (1977) e mestre (1982) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado (1987) em Engenharia Elétrica pela Technische Universität Berlin, Alemanha, e pós-doutorado (2008) pela University of Washington, Estados Unidos da América (EUA) em 2008. É professor titular aposentado da Universidade Federal de Campina Grande; Presidente da Associação Brasileira das Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE); Diretor da Associação Brasileira de Educação de Engenharia (ABENGE); membro do Conselho da Cidade de São Paulo; membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta e Membro da Comissão de Indicadores de Qualidade da Educação do INEP/MEC.

Em seu discurso durante a solenidade, o novo presidente do CRUB falou da importante missão do trabalho do Conselho de Reitores e dos desafios a serem enfrentado em virtude do atual cenário político e econômico do país, que atinge a Educação Superior com grandes restrições orçamentárias. Para o reitor Benedito tais restrições orçamentárias agravam os problemas conjunturais, reduzindo os esforços que poderiam estar concentrados na construção de projetos estruturantes e participativos no setor.

“Esses aspectos impactam de forma indesejada a árdua missão de educar para a cidadania, em prol de um Brasil mais justo e solidário quanto à redução das desigualdades”, enfatizou o novo presidente do CRUB.
Para finalizar seu discurso, Aguiar analisou as linhas temáticas e as ações que serão trabalhadas no Conselho de Reitores nos próximos dois anos de gestão. Além de reforçar a continuidade dos trabalhos da gestão anterior e a continuação da articulação e interlocução permanente, com agendas positivas junto ao Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação, o reitor prezará pelo fortalecimento do CRUB junto às instâncias do Congresso Nacional, por meio das Comissões de Educação e Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados e Senado Federal.

_DSC2490

  Fotos: Alberto Ruy

Ademais, o novo Presidente enfatizou a importância de manter o dialogo e a integração do CRUB com as associações representativas dos diversos segmentos, bem como com os conselhos consultivos e das instâncias do MEC, SESu, SERES, INEP dentre outros, e das organizações privadas.

O presidente empossado do CRUB reitor Benedito Guimarães, finalizou seu discurso lembrando-se da consciência e da responsabilidade de todos os reitores e reitoras que juntos formam o Colegiado de reitores.
“Pretendemos dar continuidade ao trabalho dos que nos antecederam quanto ao resgate da identidade deste Egrégio Conselho, como instância que busca a integração entre as suas instituições associadas, e os vários setores organizados da sociedade, governamentais e não-governamentais, uma vez que o enfrentamento dos desafios só será alcançado com envolvimento de todos, respeitando as especificidades, e buscando a harmonização dos interesses da diversidade das instituições”, com essas palavras o novo presidente do CRUB finalizou seu discurso de posse.

Confira aqui na íntegra o discurso proferido pelo reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Prof. Dr. Benedito Guimarães por ocasião da solenidade de posse no cargo de presidente do CRUB.

vice presidentes
Também tomaram posse os vice-presidentes dos segmentos: Reitor Mário Cesar dos Santos (UNIVALI) – Segmento Comunitário; Reitor Oscar Hipólito (Anhembi Morumbi) – Segmento Particular; Reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro (UESC) – Segmento Estadual e Municipal; Reitor Minoru Martins Kinpara (UFAC) – Segmento Federal, e Reitor Fábio do Prado (FEI) – Segmento Centro Universitários.

Assista aqui a matéria sobre a posse do novo presidente do CRUB, produzida pela TV Mackenzie.

Transmissão de cargo

O reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), prof. Wolmir Amado, ex-presidente do CRUB, apresentou na cerimônia um balanço com os números dos três anos em que esteve na presidência, destacando as conquistas alcançadas pela Entidade. O reitor Wolmir agradeceu a todos os membros da diretoria do CRUB pelo desempenho nas atividades do Conselho expressando também a gratidão por esses três anos de um trabalho árduo e produtivo para a melhoria da Educação Superior no Brasil.

fala wolmir

O reitor também ressaltou a importância da articulação com todos os envolvidos naquela gestão destacando as ações para a melhoria do sistema de avaliação do ensino superior, e a conclusão da nova sede do Conselho de Reitores.

Na transmissão do cargo, o reitor Wolmir Amado desejou boas-vindas à nova Diretoria, aos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e, em especial, ao presidente Benedito Guimarães.

Além dos reitores associados ao CRUB, compareceram na solenidade de transmissão de cargo e posse da diretoria do Conselho de Reitores as seguintes autoridades: o Secretário de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação, prof. Jesualdo Farias; a Secretária Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) do MEC, Marta Wendel Abramo; a Diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Claudia Griboski; o Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), prof. Gilberto Garcia; o Conselheiro do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Reverendo Milton Ribeiro.

Também estiveram presentes os presidentes da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), reitor Paulo Fossatti; do presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), reitor Pe. Pedro Rubens; a Diretora Executiva da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), Larissa Martino; o presidente da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP), Prof. Cícero Contijo; o diretor geral da Universia Brasil, Luís Cabañas; o representante do Conselho Federal de Medicina, Dr. Lúcio Flávio Gonzaga Silva; o representante da Comissão Nacional Presbiteriana de Educação, Reverendo Geomário Moreira e o vice-presidente da Via Engenharia, Dr. Fernando Almeida Domenico.

O álbum de fotos do evento está disponível clicando aqui.

Composição da nova Diretoria do CRUB para o biênio 2015-2017

_DSC2402
Presidente: Reitor Benedito Guimarães Aguiar Neto (UPM)
Vice-Presidente do Segmento Federal: Reitor Minoru Martins Kinpara (UFAC)
Vice-Presidente do Segmento Estadual e Municipal: Reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro (UESC)
Vice-Presidente do Segmento Particular: Reitor Oscar Hipólito (Anhembi Morumbi)
Vice-Presidente do Segmento Comunitário: Reitor Mário Cesar dos Santos (UNIVALI)
Vice-Presidente do Segmento Centros Universitários: Reitor Fábio do Prado (FEI)

Conselho Deliberativo
Titulares:
Reitor Antônio Guedes Rangel Jr. (UEPB)
Reitor Pedro San Gil Jutuca (UNIRIO)
Reitora Anna Maria Marques Cintra (PUC-SP)
Reitor Marcos Fernando Ziemer (ULBRA)
Reitor Wolmir Therezio Amado (PUC Goiás)

Suplentes:
Reitora Fátima Maria Fernandes Veras (UNIFOR)
Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J (PUC-Rio)
Reitor Julio Cesar Durigan (UNESP)
Reitor Pe. Marcelo Fernandes de Aquino (Unisinos)
Reitor Ivan Marques de Toledo Camargo (UnB)

Conselho Fiscal
Titulares:
Reitor Arlindo Cardarett Vianna (UVA/RJ)
Reitor Jouberto Uchôa de Mendonça (UNIT)
Reitor Gilberto Gonçalves Garcia (UCB/DF)

Suplentes:
Reitor Arody Cordeiro Herdy (Unigranrio)
Reitor João dos Reis Canela (Unimontes)
Reitor Faiçal David Freire Chequer (UIT)

Secretaria-Executiva:
Fernanda F. Torres Póvoa

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010