Relatório sobre o futuro do ensino superior prevê respostas coletivas e holísticas aos desafios globais

Em 25 de maio de 2021, foi apresentado em um encontro virtual do qual participaram mais de 500 pessoas o relatório “Pensando Mais Alto e Além: Perspectivas sobre o Futuro da Educação Superior até 2050”, resultado de um processo coletivo e criativo de debates sobre o papel do ensino superior em todo o mundo Duas questões orientam este trabalho: como você gostaria que o ensino superior fosse em 2050 e como o ensino superior poderia contribuir para um futuro melhor para todos em 2050?

O objetivo deste relatório, compilado pelo Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e o Caribe (IESALC), foi coletar os mais diversos pontos de vista de 25 especialistas mundiais em educação superior que foram convidados a participar desta fase do. o projeto Futures of Higher Education. Por meio de notas conceituais escritas e da participação em workshops online, o conhecimento e as ideias dos especialistas foram mobilizados para a elaboração do relatório, que delineia as possibilidades de diferentes e melhores futuros para o ensino superior. “No Instituto nos preocupamos não só em antever, interpretar e criticar os futuros do ensino superior, mas também em criar a possibilidade e a realidade de futuros alternativos para o ensino superior e todos eles, se possível, são otimistas por natureza”, explica Francesc Pedró, Diretor do IESALC, no prólogo.

Enquadrado na iniciativa Futures of Education da UNESCO , o relatório destaca quatro mensagens-chave para o ensino superior em 2050: 1. Assumir responsabilidade ativa no desenvolvimento do potencial da humanidade ; 2. Promover o bem-estar e a sustentabilidade , voltados para a justiça, a solidariedade e os direitos humanos; 3. Alimentar-se da interculturalidade e da diversidade epistêmica , respeitando as culturas e identidades, e criando espaços de diálogo; 4. Finalmente, criar e manter a interconexão , forjando colaborações entre as comunidades locais e globais e vinculando o ensino superior a outros níveis de ensino, incluindo a aprendizagem não formal e informal.

Veja a matéria completa em IESALC.

Baixe o relatório em inglês , francês e espanhol.

Fonte: UNESCO/IESALC