Pernambuco se mobiliza em programação especial para o Dia C da Ciência

A fim de sensibilizar a sociedade para a importância da ciência e da pesquisa no âmbito das universidades – responsáveis por 90% da produção científica Brasil, as Instituições Federais de Ensino Superior e centros de pesquisa promovem, no próximo dia 25 de outubro, o Dia C da Ciência. A iniciativa ocorre durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a partir de atividades em escolas, museus, espaços públicos e institucionais, com foco nos impactos que o conhecimento científico tem na vida das pessoas.

Em Pernambuco, a coordenação das atividades é realizada pela UFRPE, que, juntamente com as demais universidades e institutos tecnológicos, prepara uma programação diversificada para mobilizar e interagir com a comunidade. As ações ocorrem no Espaço Ciência, na Facepe e no Bairro do Recife, incluindo conversa com cientistas pernambucanos, Manifesto pela Ciência Brasileira e Concerto para Ciência, com o Trio Freveribe, formado por professores do Departamento de Música da UFPE.

O Dia C da Ciência foi idealizado pelo Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP).

De acordo com os organizadores, a sobrevivência do modelo de ensino público de qualidade e gratuito e a manutenção do financiamento público do Sistema de CT&I necessita da conscientização e do apoio da sociedade. A expectativa é de se realizar, em todo o País, um grande movimento de divulgação da ciência, com o envolvimento de pessoas de todas as idades em debates, experiências e dinâmicas diversas.

Fonte: ASCOM UFRPE

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010