Plano Nacional de Educação, cursos técnicos e melhorias no ensino de base são temas de debate no primeiro dia do Fórum do CRUB

 

 

O Plano Nacional de Educação (PNE), a abertura de cursos técnicos em instituições de ensino superior e melhorias no ensino de base foram alguns dos temas debatidos ontem, 29, no primeiro dia do Fórum do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), na Universidade Tiradentes (UNIT), em Aracaju. O evento, que contou com a presença de cerca de cem reitores de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país, prossegue hoje, 30, com mais debates e palestras.

 

 

Plano Nacional de Educação

 

 

“Nós temos em torno de sete milhões de pessoas no ensino superior e o Plano Nacional de Educação nos aponta que precisamos chegar a dez milhões. Uma expansão nada simples em uma rede como a nossa. O Governo não faz isso sozinho, daí a importância desse diálogo com as instituições de ensino superior, que também assumem o compromisso da qualidade”,  

 

 

Ensino a distância

 

 

“Muitos brasileiros querem e merecem ter acesso ao ensino superior, mas moram longe dos grandes centros e não têm condições de se deslocar para estudar. O EAD é um mecanismo que, se bem trabalhado e avaliado com cuidado, pode garantir a todos esses cidadãos, o acesso à educação superior de qualidade”, José Fernandes Lima, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE).

 

 

Cursos técnicos

 

 

“O Brasil não tem tradição na formação técnica, não registra 6% dos alunos nesta modalidade, contra uma Alemanha e um Japão com mais de 50%. Com a abertura do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) a nossa estimativa é oferecer, em 2014, pelo menos oito milhões de vagas em cursos técnicos no País”, Izalci Lucas, membro das comissões de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara Federal..

 

 

Educação básica

 

 

“Temos que recuperar o ensino fundamental e médio, dando igualdade de condição para que o aluno seja competitivo e não só criando cotas. Isto é um paliativo que não resolve o problema”, Cyro Miranda, presidente da Comissão de Educação do Senado.

 

 

Segundo dia

 

 

O Fórum do CRUB prossegue hoje, sexta, 30, no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes, em Aracaju. Estão programados debates com o secretário da SESU, Paulo Speller e com o presidente da Câmara de Educação Superior do CNE, deputado Waldir Maranhão.

 

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da Universidade Tiradentes