Repositório concentra documentos gerados durante as avaliações da pós-graduação desde a primeira edição, em 1976
No ar desde julho, o repositório Memória da Avaliação reúne documentos desde a primeira edição da avaliação da pós-graduação, em 1976. São 50 anos de história de atuação da CAPES e da comunidade acadêmico-científica em um local com interface amigável e 13 filtros de pesquisa para guiar os usuários em suas buscas por documentos específicos.
É possível filtrar os documentos por área de avaliação, área do conhecimento, nome, código CAPES ou sigla da instituição de ensino superior, unidade federativa, nome ou código do programa de pós-graduação, ano-base, período do edital, processo de avalição, tipo de documento e código da proposta de curso novo (APCN).
O projeto foi divido em três etapas. Na primeira, foram incorporados os documentos da fase anterior à Plataforma Sucupira, que, após digitalizados e tratados, permitiram a pesquisa dos documentos de 1970 até 2012. Na segunda fase, quando as avaliações de permanência aconteceram por meio de módulo próprio na Sucupira, foi possível recuperar as 8.688 fichas das avaliações elaboradas em 2017 e 2021.
A terceira etapa está em andamento. O desenrolar dessa fase permitirá que os documentos produzidos nas avaliações de permanência, incluindo a Avaliação Quadrienal 2021-2024, sejam disponibilizados quando as Fichas de Avaliação estiverem prontas.
Documentos anteriores a 1999 não encontrados no Memória da Avaliação poderão ser solicitados à Divisão de Arquivos da Diretoria de Gestão da CAPES. O meio de comunicação é o e-mail arquivocentral@capes.gov.br.
Conheça o Memória da Avaliação por meio do endereço: https://memoria-avaliacao.capes.gov.br/.