Emilio Botín presidente do Santander anuncia investimento de 700 milhões de euros em projetos universitários até 2018

O presidente do Banco Santander, Emilio Botín, anunciou durante o encerramento do III Encontro Internacional de Reitores Universia, o investimento de 700 milhões de euros (U$ 945 milhões de dólares) em projetos universitários nos próximos quatro anos.

Segundo Botín, o valor será distribuído da seguinte forma: 40% serão destinados a bolsas de estudo nacional e internacional para estudantes e professores das universidades parceiras da rede Universia, 30% para fomentar a pesquisa, inovação e o empreendedorismo universitário e os 30% restantes para apoiar projetos acadêmicos e iniciativas destinadas à modernização e incorporação das novas tecnologias na universidade.

 

O anúncio foi feito durante o encerramento do III Encontro de Reitores Universia, que reuniu 1.103 reitores de mais de 30 países, nesta segunda e terça-feira, no Riocentro, Rio de Janeiro, para debater 10 temas sobre o futuro da Educação Superior na Ibero-América.

 

O evento terminou com o compromisso das instituições de ensino presentes em melhorar, modernizar e internacionalizar a Educação Superior. “Foi um encontro dinâmico, plural, aberto, participativo e inovador. Essas conclusões devem ser trabalhadas e difundidas para que não sejam apenas mais uma declaração institucional sobre a universidade”, disse Botín. O resultado dos debates está documentado na “Carta Universitária do Rio 2014”.

 

O presidente do Santander destacou seis temas surgidos nos debates que são prioritários para o futuro da universidade. São eles:

 

1 – A necessidade da liderança social da universidade

 

“A sociedade atual precisa de uma universidade que desempenhe um papel ativo e contribua nos tempos de mudança e incerteza como os que vivemos. A universidade não pode ficar de fora de debates e desafios como a pobreza em nossas sociedades, a criminalidade infantil, a exclusão social, a violência, a exclusão digital ou a deterioração de nosso meio ambiente. A universidade deve garantir sua liderança através da correta medição do impacto econômico e social que gera nos países. Quanto melhor se conhecer este impacto, maior prestígio e valorização a universidade terá por parte da sociedade”, disse Botín.

 

2 – A necessidade de renovar os modelos de formação e oferta educacional

 

“Isso com o apoio dos governos e do setor privado para abrir a universidade e para responder às novas exigências e expectativas de seus alunos e da própria comunidade.”

 

3 – A internacionalização das universidades

 

“Isso é imprescindível na relação entre universidades e sistemas universitários no mundo global.”

 

4 – A colaboração universidade-empresa. 

 

“É algo essencial para obter um aproveitamento estratégico do conhecimento em favor do desenvolvimento econômico e social e do empreendimento.”

 

5 – A universidade digital

 

“Assim obtemos a plena integração das práticas digitais no nível institucional como um desafio de primeira ordem para as universidades.”

 

6 – O investimento em I+D+I como investimento estratégico

 

“Isso está diretamente relacionado com a geração de emprego, competitividade, prosperidade econômica e o progresso social e cultural.”

 

O próximo Encontro Internacional de Reitores Universia será realizado em 2018 em Salamanca, Espanha.

 

Fonte: Universia Brasil

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010