Presidente Lula e Ministro Camilo Santana se reúnem com Universidades e Institutos Federais

Reitoras e Reitores das Universidades e Institutos Federais, dentre eles, Diretores do CRUB, participaram de encontro promovido pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, que teve como pauta as novas perspectivas do Ensino Superior do país.

No evento, Lula garantiu que a autonomia das instituições será garantida durante o governo. Aos reitores, Lula afirmou que fará encontros anuais para ouvir as demandas das universidades e que respeitará as decisões e escolhas acadêmicas. “Não pensem que o Lula vai escolher o reitor que ele gosta. Quem tem que gostar do reitor são os professores da universidade, são os funcionários da universidade. É a comunidade universitária que tem que saber quem é que pode administrar bem por ela. Isso eu posso garantir para vocês, vocês vão ter”, afirmou.

O Presidente também destacou a importância do investimento em ciência e tecnologia: “Não existe na história da humanidade nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse resolvido o problema de formação de seu povo.”

Entre os desafios do novo governo estão: formar o novo Plano Nacional de Educação, nomear reitores eleitos, retomar mais de 4 mil obras e reajustar bolsas da Capes e do CNPq.