Principais reflexões sobre participação do CRUB no V Encontro Internacional de Reitores

Mais de 700 líderes universitários de 14 países participaram do V Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado no início de maio, em Valência, na Espanha, que dialogou sobre Universidade e Sociedade.  O CRUB, foi representado pela sua presidente, Reitora Beatriz Eckert-Hoff (UDF), que avalia que o evento ofereceu uma rica troca de experiências entre reitores e gestores de diferentes segmentos da educação no mundo.

 Para a Presidente foram relevantes as discussões sobre o impacto das universidades na transformação da sociedade. Afinal, o que esperar da educação neste momento de pós-pandemia, avanço da tecnologia e da inteligência artificial cada vez mais presente?

A Reitora Beatriz Eckert-Hoff salienta que um dos grandes temas compartilhados foi o papel das universidades como lugar de transformação. A tecnologia veio transformar os conceitos didáticos e de educação, as novas formas de entender o conhecimento, educar e reeducar constantemente, e como adaptar-se rapidamente para atingir as demandas da sociedade. Diante da transformação digital a universidade deve centrar sua prática educativa nas pessoas, naquilo que realmente é humano e que a inteligência artificial não consegue fazer, como a criticidade, a criatividade, as inter-relações e as decisões éticas e morais. “O desafio da universidade não é mais levar conhecimento aos alunos, mas, sim, de como transformar via conhecimento, de como resolver os desafios sociais, ambientais, econômicos e políticos, com sustentabilidade, de como impactar tudo isso na sociedade, visando sempre a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas e da sociedade como um todo”, explica.  

 Durante a abertura do evento, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, o presidente da Espanha, Pedro Sanchez, e a presidente do Banco Santander e do Universia, Ana Botín, ressaltaram a importância da união de toda a sociedade em torno de uma educação de excelência, que realmente impacte na transformação e formação de pessoas.  

 Desafios para o Brasil

A importância dessa união em torno da educação de excelência, segundo a Reitora Beatriz Eckert-Hoff, é um desafio enorme para o Brasil por conta de inúmeras desigualdades, diversidades e equidades na educação. A Reitora defende que essa meta se torne um projeto de Estado, de família e de sociedade. “Acredito muito na educação do Brasil. Temos expectativas favoráveis e bastante potencial em todos os segmentos da educação brasileira. É o que a gente procura disseminar enquanto CRUB. Precisamos fazer ciência e sempre buscar o fortalecimento da teoria e prática, da interdisciplinaridade, e trabalhar para desenvolver as novas habilidades e competências, com resolução de desafios para impactar realmente as transformações na sociedade”.  

A presidente lembra que o Brasil é muito avançado em programas de formação de pesquisadores e tem universidades em todos os segmentos preparadas para atender as demandas de tecnologia e inovação que o mercado exige. No entanto, é preciso olhar mais para a formação de professores na Educação Básica, flexibilizar os formatos educativos e fazer parcerias entre escola, sociedade, universidade, mercado e indústria.

“O Brasil tem grande protagonismo na Ciência. É notório que as universidades dos diversos segmentos estão prontas para a construção de um maior bem-estar da sociedade e de uma maior dignidade da pessoa humana na construção de um mundo melhor”.

A Reitora destaca que a Coreia do Sul passou por uma transformação nos últimos 30 anos porque acreditou e investiu alto na educação. Foi um projeto de estado, de sociedade e de família.  

 Novos modelos de aprendizagem

De acordo com a Presidente do CRUB, o V Encontro Internacional de Reitores Universia também discutiu que a formação ao longo da vida precisa se concentrar em modelos de aprendizagem diferenciados para desenvolver as habilidades e as competências que o mundo moderno exige. Os líderes e reitores debateram a importância da universidade como motor para que haja um desenvolvimento socioeconômico sustentável, político e cultural da sociedade. Esses temas, inclusive, foram incluídos na Carta de Valência, que foi divulgada no último dia do evento. O documento reforça a importância do compromisso do ambiente acadêmico e de todas as suas ações rumo ao progresso e à dignidade da pessoa.

Três eixos nortearam os debates do V Encontro Internacional de Reitores do Universia: formação ao longo da vida, promoção do empreendedorismo e inovação, e redes e interligação entre universidades e outros agentes sociais. O evento deu continuidade aos encontros anteriores realizados em Salamanca (Espanha) em 2018, Rio de Janeiro em 2014, Guadalajara (México) em 2010 e Sevilha (Espanha) em 2005.