Projeto da PUC-RS sobre mulheres negras é selecionado para o Programa Cátedra Tübingen, na Alemanha

O projeto de Hermílio Santos, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), foi o selecionado para o Programa Cátedra Tübingen, na Alemanha.  O trabalho, que tem como título Herdeiras – Narrativas Biográficas de Três Gerações de Mulheres Negras em Três Regiões de Economia Escravista, consistirá no registro da história de três gerações de mulheres negras que vivem em locais marcados pela exploração da mão-de-obra escrava.

O conteúdo da pesquisa, desenvolvida a partir de entrevistas atuais, abrange três períodos escravistas distintos no Brasil: o ciclo do açúcar, em Pernambuco, do ouro e diamante, em Minas Gerais, e do Charque, no Rio Grande do Sul. Este será, ainda, tema de seminário e palestras que o professor apresentará na Eberhard Karls Universität Tübingen, entre abril e julho.

“Espero despertar nos jovens pesquisadores o interesse para que estudem esse assunto e também os atrair para realizar seus trabalhos nas instituições brasileiras”, explica Hermílio. O professor, que também é ex-bolsista de pós-doutorado da CAPES em parceria com Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), iniciou também a produção de um documentário, com cinco episódios, apresentando os resultados do trabalho.

A seleção do Edital nº 31/2022 do Programa Cátedra Tübingen foi divulgada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 12 de janeiro. O apoio da CAPES vai, prioritariamente, para pesquisas sobre o Hemisfério Sul, nas áreas de Geografia Humana, Antropologia, Estudos de Comunicação e História. A bolsa é destinada a professor ou doutor de notório reconhecimento pela comunidade acadêmico-científica do Brasil. As atividades se iniciam em março deste ano.

Sobre o Programa
O Programa Cátedra Tübingen é uma parceria entre a CAPES e a Universidade de Tübingen que incentiva o intercâmbio científico e a mobilidade acadêmica, aumentando a cooperação entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros e alemães. Além disso, impulsiona o conhecimento naquela instituição sobre as contribuições de pesquisadores e educadores do Brasil, dando maior visibilidade internacional à produção acadêmica, científica, tecnológica e cultural dos catedráticos brasileiros.

 

Legenda das imagens:
Imagem 1: Hermílio Santos é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS (Foto: Arquivo pessoal)

Imagem 2: O trabalho do professor consistirá no registro, por meio de entrevistas, da história de três gerações de mulheres negras (Foto: Arquivo pessoal)

 

Fonte: CGCOM/CAPES

 

 

 

Tags: CAPES TÜBINGEN CÁTEDRA ALEMANHA RESULTADO PUCRS