Professor do curso de Jornalismo da UEPB lança livro sobre os desafios estratégicos de como reconquistar a audiência

O número de brasileiros que evitam notícias vem aumentando. Conforme o Digital News Report 2022 , Relatório do Reuters Institute, 54% dos entrevistados afirmaram que muitas vezes, ou às vezes, deixam de acompanhar notícias. Em 2019, a evasão de notícias era de 34%. A causa: “fadiga de más notícias”. Porém, há como reverter essa situação. Um dos principais caminhos para vencer a crise vivenciada pelo jornalismo é apresentado detalhadamente no livro “Jornalismo de Soluções”, do professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e jornalista, Antonio Simões, que será lançado no Intercom, no início do mês de setembro, em João Pessoa.

Sem deixar de lado o rigor inerente à pesquisa científica, o autor apropria-se do estilo ensaístico e explica didaticamente como o foco às respostas aos desafios sociais pode contribuir significativamente para o jornalismo recuperar seu prestígio perante a maior parte da população. Antonio Simões argumenta que as narrativas jornalísticas devem ir além da denúncia e descrição de problemas e precisam contar como os desafios em áreas estratégicas, como saúde, meio ambiente, educação, mobilidade, por exemplo, estão sendo superados.

O livro, que também analisa cases internacionais, nacionais e locais de jornalismo de soluções, apresenta uma espécie de passo a passo para a produção de histórias focadas em soluções. A obra oferece dados sobre a aceitação desse tipo de conteúdo pela audiência e revela que um de seus objetivos é gerar insights para que o cidadão sinta-se motivado e com informações fundamentais para ajudar a enfrentar os problemas.

A leitura do livro desconstrói a ideia do jornalismo de soluções como uma espécie de assessoria de imprensa ou de uma mera propaganda. Afinal, um de seus pilares é demonstrar as limitações da solução enfocada. O rigor na apuração é outro elemento crucial nessa tipologia jornalística, já que as histórias devem conter dados e resultados que venham a comprovar a eficácia da ação reportada. Em alguns casos, um projeto que não deu certo pode virar pauta, pois evita que erros parecidos sejam cometidos por quem desejar enfrentar problemática semelhante.

“Sem dúvidas, é uma obra que chega em momento oportuno. Tem um grande potencial para ajudar o jornalismo a sair de anos de crise. A obra é uma leitura fundamental para professores, estudantes e profissionais desde a área da Comunicação até as Ciências Sociais, bem como qualquer pessoa que tenha vontade de saber como construir um mundo melhor. Ela oferece informações preciosas para que o público em geral entenda por qual motivo deve cobrar um jornalismo focado em soluções e como essa prática inovadora já vem contribuindo para, no mínimo, minimizar as desigualdades sociais em dezenas de países”, disse o professor.

Antonio Simões é doutor em Ciências Sociais, mestre em Comunicação, jornalista e professor do curso de Jornalismo da UEPB. Como repórter no jornal Diário do Nordeste, em Fortaleza, conquistou prêmios de âmbito local, regional e nacional. Reconhecimento semelhante teve continuidade na docência, ao supervisionar a elaboração de diversos produtos que foram premiados regional e nacionalmente durante edições da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Já na UEPB, foi finalista do VII Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo.

Serviço:
Jornalismo de Soluções
Autor: Antonio Simões
Editora: Appris
Páginas: 153

 

Fonte: UEPB