Programa Mais Ciência na Escola é tema de webinário

Encontro tinha como foco discutir a chamada pública para a iniciativa que busca promover o letramento digital e a educação científica nas escolas

Com investimento de R$ 100 milhões, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançou a chamada pública do Programa Mais Ciência na Escola. A política vai implementar laboratórios maker em escolas públicas, para promover o letramento digital e a educação científica, contribuindo para os objetivos do Escolas Conectadas. Para auxiliar as redes na adesão, o MEC participou de webinário nesta sexta-feira, 28 de junho, com transmissão pelo canal no YouTube do MTCI. 

Mil escolas serão beneficiadas com laboratórios acompanhados de planos de atividades, formação de professores e bolsas para professores e estudantes, fortalecendo a parceria entre escolas e instituições científicas, tecnológicas e de inovação. Para participar do programa, as instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) devem apresentar, até 26 de julho, propostas para estabelecer redes de cooperação à nível territorial com escolas da educação básica. 

A diretora de Apoio à Gestão Educacional (Dage), Anita Gea Martinez, explicou que a política é olhada sob uma ótica clara e que busca a equidade. “Estamos priorizando as regiões que têm mais dificuldade e capacidade de investimento próprio nesse tema e, também, indicadores socioeconômicos, regionais e raciais. Não queremos que seja um projeto escolar pontual, mas um propulsor de uma mudança cultural e que seja incorporado no currículo escolar e pela comunidade de maneira efetiva”, declarou. 

Sobre os laboratórios, a diretoria garantiu que eles são fundamentais para garantir a melhoria estrutural das escolas e a aprendizagem dos alunos. Segundo ela, “Os laboratórios maker trazem para o cotidiano dos alunos os conceitos de ciência, de tecnologia e de experimentação em uma lógica fora do tradicional. Com eles, os estudantes colocam a mão na massa e aprendem de maneira mais empírica, enquanto o programa transforma escolas que não apresentam a estrutura adequada e asseguram a melhor conectividade dos alunos.” 

A finalidade da iniciativa é apoiar o desenvolvimento de competências previstas na BNCC Computação, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como apoiar a implementação da educação digital, conforme definido pela Política Nacional de Educação Digital (PNED). As propostas devem priorizar escolas públicas municipais de ensino fundamental anos finais e de ensino médio, preferencialmente com jornada de tempo integral. 

As propostas devem ser apresentadas por meio do Formulário de Pospostas on-line disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas. Elas deverão ser efetuadas em parceria com as secretarias municipais e/ou estaduais de educação e a divulgação final das ações aprovadas será divulgada em setembro deste ano. Os critérios de elegibilidade e o cronograma daChamada Pública do Programa Mais Ciência na Escolaestão disponíveis no portal do CNPq 

MaisCiêncianaEscola – O Programa Mais Ciência na Escola foi instituído pelo Decreto nº 12.049, de 11 de junho de 2024, assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O intuito da iniciativa é disseminar o conhecimento científico e a educação digital na educação básica. As diretrizes e os objetivos do programa incluem o estímulo à educação científica e digital, a promoção da inclusão social, a valorização dos educadores, a equidade no acesso à educação e o incentivo ao desenvolvimento sustentável.  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)