Projeto Rondon leva UEG ao interior do Piauí  

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) participa, por meio da Unidade de Quirinópolis, das ações desenvolvidas pelo Projeto Rondon na cidade de Nazaré do Piauí. A proposta de trabalho é intitulada “Formação Continuada: ações extensivas e práticas” e foi  selecionada para a operação “Velho Monge”, que será colocada em prática entre os dias 17 de janeiro e 03 de fevereiro.

A equipe da UEG é composta por  dois professores e nove estudantes, todos voluntários. O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério de Defesa e existe desde 2005. A iniciativa é desenvolvida em parceria com outros Ministérios, apoio das Forças Armadas e colaboração dos governos estaduais, das prefeituras municipais e de empresas privadas.

 

Para participar, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem desenvolver uma proposta de trabalho que abranja as áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça; Educação e Saúde; Comunicação, Tecnologia e Produção; Meio Ambiente ou Trabalho.
As propostas criadas pelas IES devem apresentar práticas sustentáveis para comunidades carentes do país. Além de contribuir com essas populações, apresentando ações coletivas, o objetivo é desenvolver, nos universitários, noções de responsabilidade social. Mais informações podem ser encontradas na página oficial do projeto.

 

Em outubro do último ano, a coordenadora da proposta “Formação Continuada: ações extensivas e práticas” e diretora da Unidade da UEG de Quirinópolis, professora Nilda Aparecida Rezende, participou de uma viagem para a cidade de Nazaré do Piauí. À ocasião, foram realizadas atividades de reconhecimento da área e reordenação das ações pensadas. “O Projeto Rondon é importante pois é uma oportunidade para o aluno colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula”, explica a professora.

 

A estudiosa comenta ainda que a região visitada, no interior do estado do Piauí, não possui infraestrutura básica e o esgoto corre a céu aberto. “No município, o bem mais precioso, que é a água, está em falta. Nesse sentido, a importância está em fazer com que o acadêmico desempenhe o seu papel social de cidadão”, diz.

 

Edições anteriores

 

Esta é a terceira vez que a UEG, atuante desde 2010 no Rondon, participa das ações desenvolvidas. O primeiro contato entre a universidade e o projeto ocorreu na Cidade de Goiás e em mais seis municípios do Estado.

 

Em 2011, a universidade participou da Operação Peixe Boi, que realizou ações em 20 municípios do estado do Amazonas. Durante uma oficina ministrada no município de Boa Vista do Ramos, a equipe do curso de Comunicação Social – Audiovisual, da UnU Laranjeiras, realizou as gravações para o filme “Boiúna”. A produção, dirigida pelo estudante da UEG Maurélio Toscano, posteriormente foi selecionada para o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA).

 

A segunda participação ocorreu em 2012, pela “Operação Pai Francisco”, que realizou atividades na cidade de Guimarães, no Maranhão. Os professores que participaram desta edição foram Carlos Cipriano e Geórgia Cynara, também do curso de graduação de Audiovisual.

 

Fonte: UEG

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010